Abrantes sobe tarifa praticada nos resíduos sólidos
A tarifa dos resíduos sólidos urbanos de Abrantes vai sofrer em 2014 uma atualização média de 0,025 euros por metro cúbico (m3) de água faturada para os clientes domésticos, e de 0,04 euros por m3 nos clientes de tipologia não doméstica.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara, os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) vêm-se forçados a proceder a esta atualização por causa da gestão da recolha dos lixo estar concessionada à Valnor.
As autarquia que integram este sistema "foram surpreendidas com um aumento de 15% no custo de valorização e tratamento de resíduos tratados (31,16 euros por tonelada) através do Despacho do Governo de 8 de fevereiro de 2013", explica a mesma nota, onde se acrescenta que a Câmara de Abrantes, tal como os restantes municípios acionistas, "interpôs uma providência cautelar para impedir a sua entrada em vigor, por considerar que o mesmo seria altamente lesivo para todos os munícipes numa altura particularmente difícil para as famílias e para as empresas".
Uma vez que a providência cautelar não foi aceite, os SMA "vêm-se forçados a proceder a esta atualização, sob pena de serem penalizados".
No que se refere aos valores tarifados para a água, os SMA não vão proceder a qualquer aumento, pelo 4º ano consecutivo.
De acordo com a mesma nota, "serão mantidos os tarifários especiais, nomeadamente o tarifário social com bonificações particulares de apoio a famílias economicamente mais desfavorecidas e o tarifário destinado a apoiar as famílias numerosas".
Sem comentários:
Enviar um comentário