segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"Alargar Tribunal de Almeirim para loja ao lado é solução para melhorar condições " - Notícia O Mirante

Alargar Tribunal de Almeirim para loja ao lado é solução para melhorar condições

A hipótese mais viável para melhorar as condições no Tribunal de Almeirim, atafulhado em processos, alguns com vários anos, é alargar as instalações para uma loja que está ao lado. Os técnicos do Ministério da Justiça já estiveram no local e apesar de este dizer que ainda nada está decidido, esta solução é preferível a outra que passe por repartir o tribunal por outras instalações ou mudá-lo para outro local.

Esta solução será também a menos dispendiosa em termos de obras de adaptação. Já que basta abrir uma porta na parede da sala de espera do actual edifício do tribunal para que se tenha acesso à loja. O espaço em causa tem cerca de 130 metros quadrados e permite criar mais gabinetes e uma segunda sala de audiências. Um dos principais problemas é haver apenas um espaço para julgamentos, quando estão dois juízes colocados na comarca.

A loja pertence a um empresário da cidade, Manfredo Paz, que confirma a existência de negociações e a visita de técnicos ao local, mas sublinha que ainda não há uma decisão final. “Espero que esta solução vá por diante porque é a ideal para o tribunal”, salienta o empresário em declarações a O MIRANTE. Já a prever que possa haver uma decisão em breve, no início do próximo ano, a agência de seguros que estava instalada na loja mudou para outras instalações perto dos Correios. O gerente da Atrium Seguros, Anselmo Branco, sublinha que a mudança teve por objectivo deixar a loja livre para quando o ministério fizer o arrendamento.

Quando o Tribunal de Almeirim abriu em 2001 tinha por objectivo aliviar o de Santarém mas acabou por se tornar num problema. Ainda antes de começar a funcionar já tinha uma carga processual avultada. Em 2006 vários advogados da comarca queixaram-se através de uma moção do mau funcionamento do tribunal, dizendo que havia penhoras decretadas há três anos sem que tivesse sido feita qualquer diligência para serem executadas. Em 2012 o Sindicato dos Funcionários Judiciais estimava que existissem dez mil processos pendentes mais 1100 que estavam ainda em investigação no Ministério Público.

Com a criação do círculo cível de Santarém, ficou um juiz responsável pelos processos mais complexos ou com maiores pedidos de indemnização nos tribunais do círculo (Santarém, Almeirim, Cartaxo e Coruche). Uma das primeiras medidas foi passar-se a fazer julgamentos de casos do Tribunal de Almeirim nas instalações do novo Tribunal da Concorrência em Santarém, para se tentar recuperar os milhares de processos com atrasos de anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário