ASSENTIS /T Novas: população reclama a colocação de médico na Extensão de Saúde
Uma centena de habitantes da Freguesia de ASSENTIS/Torres Novas (representando por certo a esmagadora maioria da população da Freguesia), compareceu na Sessão da Assembleia de Freguesia reclamando médico na Extensão de Saúde local. Muito embora todos os esforços dos autarcas locais e CUSMT, tem sido impossível a colocação de médico.
A alternativa que é dada aos utentes é deslocarem-se à sede do Concelho (que fica a uma dezena de quilómetros, para além de ausência de transportes públicos eficientes), onde nem sempre conseguem marcar ou ter consulta.Recentemente, há até o aliciamento de muitos utentes para se inscreverem numa USF, mas na cidade.
Três ideias foram comuns nas diversas intervenções: a população (já bastante envelhecida) tem direito a médico localmente; se há médicos na cidade, devem deslocar-se às freguesias rurais, como há outros exemplos no concelho; população e autarcas estão disponíveis para reivindicar o cumprimento do direito de cuidados de saúde de proximidade.
Assim, para além dos contactos institucionais junto da DE SNS e outras entidades, no próximo dia 27 junho, a população deslocar-se-á à Assembleia Municipal de Torres Novas. E, se até, final do corrente mês não houver solução, no dia 6 de julho 2023, haverá uma VIGILIA junto da Extensão de Saúde e Junta Freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário