quinta-feira, 29 de junho de 2023

CONSTÂNCIA: unanimidade por melhores cuidados de saúde!

 CONSTÂNCIA: unanimidade por melhores cuidados de saúde!


MOÇÃO



PELA MELHORIA DA PRESTAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE NO CONCELHO DE CONSTÂNCIA E NO MÉDIO TEJO

PELA DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE


Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal, têm vindo a manifestar a sua preocupação pela degradação progressiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com consequências evidentes na falta de médicos e outros profissionais de saúde.

A falta de médicos de família nos cuidados de saúde primários em Portugal não é novidade. Desde há muito tempo que se tem vindo a alertar para este problema, contudo, a situação tem se vindo a agravar nos últimos tempos na maioria dos concelhos do Médio Tejo e a nível do país. No concelho de Constância, também sente este problema, que se veio a acentuar com a aposentação de uma médica que deixou cerca de dois mil utentes sem médico de família, sendo a sua grande maioria da freguesia de Santa Margarida da Coutada.

No último ano o número de utentes sem médico de família aumentou 29% ascendendo agora a quase 1,7 milhões no país. Na tentativa de minimizar o problema, recorrem permanentemente a prestadores de serviços, o mesmo se verifica nos hospitais cujas administrações recorrem a esses mesmos serviços.

Pelos constrangimentos que se tem vindo a verificar para assegurar as escalas de urgência pediátrica, no Centro Hospitalar do Médio Tejo - Unidade de Torres Novas está prevista a suspensão das urgências de pediatria ao fim de semana de 15 em 15 dias. O encerramento dos serviços de urgência vem aumentar ainda mais os problemas para as crianças e para os pais, que terão de procurar solução em outras unidades de saúde e percorrer grandes distâncias, para além de sobrecarregar o serviço de urgência de outros hospitais.

A falta de médicos, de alguma forma está a ser agravada pelo número de aposentações, mas também é devido à falta de capacidade do SNS, para reter os médicos no serviço nacional de saúde e para cativar e motivar os que estão atualmente fora do serviço público.

Mas esta situação preocupante não é uma inevitabilidade e terá que se encontrar solução.

Assim, a Assembleia Municipal de Constância reunida a 23 de junho de 2023 delibera requerer do Governo a adoção de medidas urgentes que garantam a fixação e atração de profissionais de saúde para o setor público, que passam pela valorização das carreiras, progressões, remunerações, melhoria das suas condições de trabalho dotando os centros de saúde e hospitais de recursos materiais e técnicos adequados, e de uma maior autonomia das unidades do SNS.



Sendo aprovada, a moção deverá ser remetida às seguintes entidades:

- Sua Excelência o Ministro da Saúde

- Grupos Parlamentares da Assembleia da República;

- Diretor Executivo do SNS

- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

- Presidente do Concelho de Administração do Centro Hospitalar do Médio tejo

- Diretor executivo do ACES Médio Tejo

- Comunicação social

Os eleitos da CDU- Coligação Democrática Unitária


NOTA:

A PRESENTE MOÇÃO FOI APROVADA PELA UNANIMIDADE DOS ELEITOS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CONSTÂNCIA.

publicado por usmt 

Sem comentários:

Enviar um comentário