quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EM DEFESA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE nasce o MUSP Santarém

Utentes afectados por consultas e cirurgias que demoram. Faltam dezenas de médicos de família. Centros e Extensões de Saúde a precisarem de ampliações e manutenção. Hospitais mal localizados, cujas potencialidades não são aproveitadas. Vias rápidas existentes e a construir com a ameaça de virem a ser portajadas. Estradas esperam há anos por manutenção. Transportes públicos mais a pensar na viabilidade das empresas do que em servir os utentes. Pontes entre as margens do Tejo que não servem as necessidades (como no caso de Constância) das populações. Problemas frequentes com o fornecimento de energia eléctrica. E o seu custo a aumentar. E as questões ambientais, das comunicações ou dos serviços financeiros Este panorama justifica o nascimento do MUSP Santarém.

O MUSP Santarém é uma estrutura descentralizada do MUSP nacional (Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos) responsável pela realização nos últimos anos dos Encontros Nacionais de Associações e Comissões de Utentes, onde além da discussão e aprovação de um documento de análise do nível de acesso e prestação dos serviços público, são debatidos assuntos relativos à organização dos utentes.
Os órgãos dirigentes do MUSP (Comissão Dinamizadora e Grupo Permanente), eleitos em Encontro Nacional, encetaram um processo de reestruturação, que levou à criação de núcleos regionais. Contactadas as estruturas de utentes do distrito, nasce o MUSP Santarém.
O MUSP Santarém, abrangerá o território do Distrito de Santarém e procurará intervir junto das entidades públicas, das empresas prestadoras de serviços públicos e do conjunto de instituições que poderão ser parceiras na batalha da defesa do direito das populações a serviços públicos de qualidade.
As comissões e associações existentes ou a constituir gozarão de toda a autonomia, mas serão devidamente informadas e permanentemente convidadas a dar a sua participação nas iniciativas e tomadas de posição do MUSP Santarém.
À custa da “crise”, das eleições (que se queriam ganhar) e, essencialmente, por políticas erradas chegou-se a um ponto em que é obrigatório pôr cobro ao agravamento do défice e ao aumento da dívida externa.
Os acontecimentos e acordos recentes em sede do Orçamento de Estado vão implicar o corte dos rendimentos e direitos das famílias. Essas medidas terão consequências negativas no acesso e prestação de serviços públicos.
Exige-se aos utentes, aos seus representantes e às organizações sociais e políticas que desenvolvam as iniciativas necessárias para acautelar o custo e a qualidade dos serviços públicos, essenciais a uma vida com dignidade, principalmente para as camadas de população mais afectados pelo actual enquadramento sócio-económico.
Através da denúncia, da análise, da apresentação de propostas alternativas e, valorizando os recursos humanos e logísticos de que dispõe, o MUSP Santarém procurará ser um factor de mobilização, organização e informação dos utentes dos serviços públicos.
O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos
do Distrito de Santarém
Jan/2010
___________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário