quinta-feira, 14 de março de 2013

No ACES LEZÍRIA

Saúde
Falta de vinhetas impediu doentes de Coruche de levantarem medicamentos
1
Os doentes com problemas respiratórios estiveram privados durante dois dias, 11 e 12 de Março, de levantarem medicamentos devido a uma ruptura de vinhetas no Centro de Saúde de Coruche. A directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, Paula Rodrigues, desconhecia a situação e tratou de providenciar para que na quarta-feira, 13 de Março, já haja um novo stock de vinhetas para os médicos poderem prescrever os receituários.
Ao contrário da maioria de outros receituários que são passados por via informática, estas receitas ainda têm de ser passadas manualmente, sendo obrigatória a colocação de vinhetas.
A ruptura surgiu depois de ter entrado em vigor no dia 15 de Fevereiro a obrigatoriedade da utilização de novas vinhetas para medicamentos comparticipados. O Centro de Saúde de Coruche calculou mal o número de pedidos a efectuar, levando a que acontecesse esta ruptura.
“Nunca tivemos problemas destes porque existiam sempre stocks de vinhetas antigas, mas com a necessidade de pedir estas novas, o centro calculou mal e esgotou estas novas vinhetas. É uma altura do ano em que surgem muitos problemas deste género”, explica Paula Rodrigues.
O ACES da Lezíria desconhecia esta situação, garantindo que até tinha um stock destas novas vinhetas que já poderia ter sido cedido, evitando esta situação. Paula Rodrigues assegura ainda que não tem a indicação que algum doente tenha sido privado de realizar o seu tratamento devido a esta situação.
(in Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário