domingo, 17 de março de 2013

Todas as lutas contam (340) - MARGEM SUL

Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul saudam luta dos trabalhadores

09/03/2013
Em comunicado, a Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul saúda a posição dos trabalhadores dos transportes.
«A ofensiva contra os trabalhadores das empresas de transportes visa criar as condições necessárias para as entregar aos grupos privados, promovendo a destruição dum sector estratégico, que o é enquanto estiver na esfera do Estado e do seu controlo.
Os efeitos destas políticas repercutem-se, também, nas populações e utentes dos transportes públicos.
Com efeito, os brutais aumentos das tarifas, sempre acompanhados por cortes nas carreiras, os golpes contra o passe social intermodal, a retirada de descontos nos passes para estudantes e idosos, fazem parte da estratégia de beneficiar os grupos económicos que passassem a operar nos transportes.
O governo pretende generalizar o que já se passa na margem sul do Tejo, nomeadamente, com a concessão à Fertagus do comboio da Ponte 25 de Abril, a que a CP foi impedida de concorrer. Apesar de A Fertagus receber avultadas verbas do Estado, está fora do passe social intermodal, em que os utentes pagam muito mais em comparação com os que são cobrados na CP para distâncias semelhantes. Ou no Metro Sul do Tejo em que os utentes do passe social intermodal têm de pagar uma taxa de 9euros. Ou ainda o verdadeiro recolher obrigatório imposto pelos TST´s a muitas localidades, através dos cortes de carreiras fora das horas de ponta e fins de semana.
Por isso a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul considera que a exigência e a reivindicação dos utentes por mais e melhores transportes públicos só é possível com outras políticas e outro governo, o que coloca a todos, trabalhadores e utentes, e a cada um que são atingidos, a necessidade
unir esforços.
Por isso a CUT Margem Sul saúda a luta dos trabalhadores dos transportes.»

Sem comentários:

Enviar um comentário