terça-feira, 19 de março de 2013

Todas as lutas contam (341) - VISEU / S. PEDRO DO SUL

Comissão de Utentes
dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu
POPULAÇÃO DE VILA MAIOR
RECLAMA EM ABAIXO-ASSINADO REABERTURA DO POSTO MÉDICO
Cansada de esperar, a população de Vila Maior decidiu reclamar através de abaixo-assinado, pela reabertura da Extensão de Saúde local, pela colocação de um médico e pela realização de consultas.
O Posto Médico de Vila Maior, que funcionou no Centro Social da vila, encerrou “temporariamente” há cerca de dois anos, sem que tivesse voltado a abrir. A ausência deste serviço de saúde de proximidade tem causado graves problemas à população, que é na sua maioria idosa, aufere baixos rendimentos e tem pouca mobilidade.
Com efeito, quem necessita agora de consulta tem de se deslocar ao Centro de Saúde de S. Pedro do Sul e esperar no mínimo mais de um mês, para que venha a ser atendida. Isto para os que têm Médico de Família. Para os que não têm, o remédio é aguentar horas a fio até que apareça uma vaga precária ou, em alternativa, ir às urgências, com todos os custos que isso acarreta.
Uma das razões invocadas pelos responsáveis do Centro de Saúde de S. Pedro do Sul para encerrar “temporariamente” o Posto Médico, foi a falta de pessoal médico para assegurar as consultas em Vila Maior. Estranhamente, de há uns tempos a esta parte, abriu um consultório privado em Vila Maior, onde quem necessitar e tiver posses tem Médico, mediante o pagamento da respectiva consulta.
É uma situação no mínimo imoral. Afinal não há médicos para o Serviço Nacional de Saúde, porque o Governo não lhes quer pagar para eles servirem as populações.
Perante os graves prejuízos que o encerramento do Posto Médico de Vila Maior e a ausência de médicos e de consultas está a causar à população, os subscritores do abaixo-assinados reclamam a colocação urgente de um Médico na Extensão de Saúde de Vila Maior e a reposição de todos os serviços médicos que foram retirados com o encerramento.
Se esta reclamação não vier a ser satisfeita, a população irá deslocar-se à sede do ACES Dão Lafões e à ARS Centro, em Coimbra e lutará até que lhe seja feita justiça.
 
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu
(Núcleo de S. Pedro do Sul/Vila Maior)

Sem comentários:

Enviar um comentário