“Continua a haver enorme insatisfação nos utentes e profissionais” do SNS, admite Fernando Araújo
Diretor do Serviço Nacional de Saúde (SNS) reconhece que "continua a haver" utentes e profissionais insatisfeitos e lembrou que há mudanças que vão levar anos ou décadas a terem impacto.
Fernando Araújo interveio na cerimónia do sétimo aniversário da Altice Labs, o polo tecnológico da Altice Portugal, localizado em Aveiro, em que as exportações já valem 85% das receitas.
Salientando que “todos os países ocidentais” estão a enfrentar estes desafios, o responsável defendeu uma “aposta franca na prevenção da doença” e lembrou que, apesar do aumento significativo das verbas do Orçamento do Estado para a Saúde nos últimos anos, as “políticas podem demorar anos ou décadas a terem resultados impactantes”.
Aproveitando uma plateia maioritariamente composta por profissionais de tecnologia e telecomunicações, o diretor executivo do SNS enalteceu que uma das respostas “é a inovação” como “instrumento para conseguirmos mudanças disruptivas que tragam melhorias a curto e médio prazo”.
De seguida, Fernando Araújo foi dando exemplos de tecnologias inovadoras na Saúde e salientou que “a tecnologia é uma ferramenta essencial” para mudar os sistemas de saúde. “Estamos muito atentos e motivados a acompanhar esta mudança”, atirou.
Um dos exemplos destacados e que, segundo o responsável, está a “revolucionar” os cuidados de saúde, é “a recolha de dados biológicos” — “em muitos casos sem custos porque os utentes recolhem de forma passiva esses dados”, contribuindo para a prevenção, o diagnóstico e até a investigação científica. (in ECO)
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