terça-feira, 5 de abril de 2011

Actividade do movimento de utentes (98)

MOVIMENTO POR MELHORES COMBOIOS NA "LINHA DO SADO" Eleição da Comissão de Utentes Realizou-se no dia 31 de Março, pelas 18,30 horas no átrio junto às bilheteiras da estação de Pinhal Novo a Eleição da Comissão de Utentes da “Linha do Sado”, a lista apresentada foi colocada á discussão e em seguida votada e aprovada por unanimidade e aclamação.


A Comissão de Utentes eleita: Américo Leal, Domingos Rodrigues, Francisco Raposo, Frederico Tavares, João Marmota, Jorge Abrantes, Judite Dias e Sérgio Pais


Da ordem de trabalhos, constava um comunicado a apresentar à CP, Refer, Grupos Parlamentares e Comunicação Social sobre alguns problemas detectados principalmente: cumprimento dos horários; regular funcionamento dos elevadores, o que impõe uma manutenção conveniente; vigilância nocturna e o pleno funcionamento das máquinas de bilhetes e WC; e na defesa da continuação da Linha do Sado como serviço público pela CP.


O documento foi colocado á discussão e seguido de votação o qual foi aprovado por unanimidade e aclamação. Estiveram presentes cerca de 50 utentes desta linha.


A Comissão de Utentes da “Linha do Sado”.


Comunicado


O QUE OS UTENTES DA "LINHA DO SADO" QUEREM E O QUE NÃO PODEM ACEITAR


A Comissão de Utentes da "Linha do Sado", no seguimento do processo democrático utilizado para a sua eleição desde 1998, foi eleita no dia 31 de Março de 2011 na Estação de Pinhal Novo, acto precedido de informação aos utentes e à Comunicação Social, ambos presentes no acto da eleição.


1 -O Comunicado, aprovado no acto eleitoral destinado aos utentes, à CP, REFER, Grupos Parlamentares da Assembleia da República e à Comunicação Social, saúda todos os que nesta longa caminhada de luta apoiaram a acção reivindicativa dos utentes da "Linha do Sado". Desse apoio e acção que envolveu as autarquias, os trabalhadores ferroviários desta Linha, as populações e alguns Grupos Parlamentares da Assembleia da República, resultou que a "Linha do Sado" pudesse ter continuidade de vida e que a sua electrificação fosse conseguida. Mas precisamos de poder continuar a contar com o precioso apoio de todos em defesa de um serviço para que haja condições da CP servir bem os utentes e as populações, bastando apenas que a "Linha do Sado" tenha um funcionamento normal, o que envolve a CP, a REFER e, directamente, o Ministro da Tutela.


2 -Não tem o mínimo de aceitação o facto de, uma vez remodelada e electrificada a Linha, os horários não sejam regularmente cumpridos e composições fiquem paradas com avarias, obrigando com alguma frequência á supressão de comboios. E não se compreende, e por isso não se aceita, que a CP não dê aos utentes explicação do sucedido e a informação devida quanto a medidas para que essas anomalias não se repitam. Na apreciação da Comissão de Utentes, a Tutela não pode deixar de ter a responsabilidade nestes acontecimentos, que representam incalculáveis transtornos e prejuízos aos utentes e a terceiros nas povoações atravessadas pelo caminho de ferro. Assim como não se compreende que as estações e apeadeiros não tenham vigilância noturna, deixando por isso o caminho aberto ao vandalismo e à desprotecção das pessoas. É a CP e o Estado que perdem com a danificação do material e são os utentes a pagar a "factura" resultante da avaria de elevadores e da danificação de máquinas.


3 -Vê-se com muita preocupação a ameaça de privatização das linhas suburbanas da Área Metropolitana de Lisboa, em que a "Linha do Sado" está incluída, pelo exemplo conhecido com a entrega da linha entre Lisboa/Setúbal à Fertagus, em que a mira do lucro levou imediatamente à prática do aumento do preço do transporte que ronda o dobro do preço por quilómetro nas restantes linhas da região, recebendo ainda esta empresa privada, em 2010, 9 milhões de euros como "compensação e incentivo".


4 -Do exposto, resulta o compromisso da Comissão de Utentes de, com o apoio de todos os que sempre se têm batido pela defesa e a melhoria da "Linha do Sado", em prosseguir a acção" contra a sua privatização e na defesa dos utentes pela melhoria das condições de utilização do transporte, exigindo:


-O cumprimento dos horários;

-O regular funcionamento dos elevadores, o que impõe uma manutenção conveniente;

-A vigilância noturna e o pleno funcionamento das máquinas e das W.C.s.

-Que a "Linha do Sado continue como um serviço público prestado pela CP

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