domingo, 24 de abril de 2011

Actividade do movimento utentes (105)


Por um Centro de Saúde digno e de qualidade em Alhos Vedros!

A extensão de Saúde de Alhos Vedros funciona há mais de 40 anos num edifício que com o passar dos anos, sem manutenção, chegou ao lamentável estado de degradação actual. A Comissão de utentes considera que é urgente fazer obras de melhoramento para que as instalações não se degradem ainda mais.


Faltam cadeiras para os utentes se sentarem, as casas de banho não têm as mínimas condições e falta um fraldário com condições de higiene, as salas de enfermagem são antigas e desadequadas para a assistência necessária aos utentes, assim como a redução do número de médicos de família que deixam milhares de utentes sem assistência adequada.

Outros aspectos físicos do edifício, como pinturas, pavimentos degradados, instalação de som deficiente, etc, exigem melhoramentos urgentes para se alcançar um bom funcionamento do Centro de Saúde. Foi nesse sentido que recentemente a Comissão de Utentes enviou uma carta à Administração do Arco Ribeirinho onde alertava para a situação anómala do funcionamento da extensão de saúde, infelizmente tal iniciativa não mereceu resposta desses responsáveis.

O Serviço Nacional de Saúde, uma das maiores e mais importantes conquistas alcançadas pela população portuguesa com a Revolução do 25 de Abril de 1974, onde foram criadas condições para que a população independentemente da sua situação económica e social tivessem acesso aos respectivos serviços de saúde em condições de igualdade.

Em contrapartida, ao logo de mais de 30 anos, os sucessivos Governos PS, PSD e CDS têm optado por desinvestir e descredibilizar o seu funcionamento e qualidade, em contraste com o apoio aos serviços privados, com o propósito claro de criar as condições para a privatização dos sectores da saúde.

A COMISSÃO DE UTENTES DE ALHOS VEDROS PELO DIREITO À SAÚDE

Sem comentários:

Enviar um comentário