segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Actividade no Médio Tejo

Comunicado da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo
Os diversos estudos sobre a organização dos cuidados hospitalares e a
sua implicação do CHMT, levam a CUSMT a pedir uma reunião
ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar
Nos últimos meses têm sido divulgados diversos estudos solicitados pelo Ministério da Saúde que, a serem concretizados, implicam uma alteração profunda no Centro Hospitalar do Médio Tejo, mesmo depois do que tem vindo a ser alterado fruto das diversas fases da reorganização entretanto iniciada.
Como exemplos concretos do que atrás escrevemos estão: um estudo que diz, a Pediatria deve sair de Torres Novas para ir para junto da Maternidade em Abrantes que, por sua vez, pode acabar, se entretanto for levada à letra a indicação de encerramento de unidades com menos de 1500 partos ano; uma outra proposta refere que a Urgência de Tomar (já de nível básico) deverá ser encerrada.
Verifica-se, numa primeira análise, uma profunda desarticulação entre os diversos grupos de trabalho nomeados pelo Ministro da Saúde que, para além de evidentes falhas de coordenação não levam em linha de conta os necessários equilíbrios regionais.
A nossa apreensão é ainda maior quando tomamos conhecimento de informações do Ministro da Saúde, no caso das urgências, de que se trata de um estudo concretizando até algumas das urgências que não encerram. Mas em nenhuma das vezes se referiu ao não encerramento de Tomar.
Como é do conhecimento público a Comissão de Utentes defende que URGÊNCIA, MEDICINA INTERNA, PEDIATRIA e CIRURGIA DO AMBULATÓRIO devem ser serviços comuns às três unidades do CHMT. Também defendemos a dinamização das outras valências, como o caso concreto da Maternidade. Estas matérias merecem a aprovação generalizada da população do Médio Tejo, como se pode provar pelas mais de 25 mil assinaturas recolhidas, entretanto, enviadas ao Ministro da Saúde.
Achamos que as matérias atrás referidas têm uma relevante importância social e económica para a Região pelo que levaram a CUSMT a sugerir uma reunião com o Conselho Administração do CHMT para explicarmos as nossas propostas, impedir o encerramento de mais serviços hospitalares e atender às necessidades de cuidados de saúde das populações do Médio Tejo.
Mais informamos que a Comissão de Utentes vai contactar outras organizações e entidades com o objectivo de levar a efeito iniciativas públicas de reivindicação das medidas propostas para os cuidados hospitalares e o sector da saúde, em data e em moldes a definir posteriormente.
A Comissão de Utentes da Saúde
do Médio Tejo
Médio Tejo, 27.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário