domingo, 16 de setembro de 2012

Todas as lutas contam (266) - CALDAS DA RAINHA

Comissão de Utentes Juntos Pelo Nosso Hospital
Publicado a 14 de Setembro de 2012 . (in GC)              
A comunicação social noticiou que o Ministério da Saúde enviou, para publicação no Diário da República, uma portaria criando o Centro Hospitalar do Oeste, “extinguindo os actuais centros hospitalares Torres Vedras e Caldas da Rainha” e estipulando que o novo Centro Hospitalar do Oeste (CHO) terá sede nas Caldas da Rainha.
Desconhecendo ainda o texto da Portaria, a Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” de Caldas da Rainha considera oportuno lembrar agora a movimentação popular ocorrida nos últimos meses à volta da reorganização dos cuidados de saúde na região, e nomeadamente na nossa cidade – cujo expoente máximo terá sido o Abraço ao Hospital, e a Petição assinada por 14000 pessoas, entregue e discutida na Assembleia da República. No texto dessa Petição, os peticionários defendiam, nomeadamente: a manutenção de uma Urgência médico-cirúrgica em Caldas da Rainha, a manutenção das valências cirúrgicas de internamento, a manutenção das valências que se articulam com a actividade termal, e a manutenção do conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oestenas instalações das Caldas da Rainha.
Desde que foi constituída, a comissão de utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” tem revelado uma conduta de diálogo construtivo e de empenhamento cívico que foi reconhecida por todas as autoridades institucionais que confirmaram a mais-valia que constitui o trabalho feito por esta comissão. Conservamos a mesma disposição e o mesmíssimo propósito de clarificação informativa e de mobilização dos nossos concidadãos. Estamos do lado de quem exige que a actual reforma da saúde em curso na nossa região seja feita com perícia técnica e em cooperação com todos os que nela estão envolvidos, nomeadamente e em primeiro lugar, os seus utentes. Estamos prontos para avançar comquaisquer medidas que consideremos apropriadas para combater civicamente decisões que contrariem o necessário espírito de diálogo que deve nortear a presente reestruturação dos cuidados de saúde.
Com a criação do Centro Hospitalar do Oeste e a sua sediação em Caldas da Rainha, esperamos agora que não se espartilhem serviços e não encerrem valências fundamentais, esperando-se bom senso de quem de direito, sabendo-se, por outro lado, que, para além dessas, continuarão na ordem do dia as preocupações com o futuro do termalismo, do Hospital termal e do seu património, aspetos sobre os quais urge refletir com a maior urgência.

Comissão de Utentes Juntos
Pelo Nosso Hospital

Sem comentários:

Enviar um comentário