quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Todas as lutas contam (274) - OESTE

Saúde: utentes do oeste forçam reunião com o ministro

Plataforma Oestina espera por uma audiência desde junho

Por: tvi24 / PC | 19- 9- 2012 12: 38
Paulo Macedo participa na 1ª conferência anual da saúde «SNS: custos e benefícios» (Mário Cruz/Lusa)
A Plataforma Oestina das Comissões de Utentes da Saúde pediu uma nova reunião ao ministro da Saúde e manifestou «o seu desagrado por ainda não ter sido ouvida neste processo, apesar do pedido de audiência formulado em junho».

Num comunicado referido pela agência Lusa, as comissões de utentes da saúde da região Oeste afirmam que «a decisão de criar o Centro Hospitalar do Oeste [CHO] sem auscultar as pessoas que estão no terreno, utentes e autarcas é um mau prenúncio», recordando que a administração do futuro CHO terá quatro meses para implementar medidas de reorganização.

A fusão dos centros hospitalares de Torres Vedras e das Caldas da Rainha, que inclui unidades de Peniche e Alcobaça, começa a 1 de outubro, estipula uma portaria publicada em Diário da República.

A fusão dos dois centros hospitalares resulta de uma proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à reorganização dos cuidados de saúde na região Oeste de Lisboa. Com esta fusão, prevê-se uma redução da despesa pública até aos 20 milhões de euros.

A região Oeste é servida pelo Centro Hospitalar Oeste Norte (Caldas da Rainha), que abrange 176 mil habitantes dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, e pelo Centro Hospitalar de Torres Vedras, que serve 172 mil residentes do Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e parte do concelho de Mafra

Sem comentários:

Enviar um comentário