“O país não pode comportar vias alternativas porque os camiões não querem pagar portagens”
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou hoje que “o país não pode comportar fazer vias alternativas porque os camiões não querem pagar portagens” nas auto estradas. O governante, que está em Leiria no âmbito do programa ‘Governo – Próximo em Leiria’, assinou hoje o acordo para a implementação do Sistema de Mobilidade Sustentável na Região de Leiria, com ligação entre Leiria e Marinha Grande, e ouviu do autarca marinhense a dificuldade em retirar os veículos pesados do centro da cidade quando se perspetiva um crescimento da indústria no concelho.
Segundo o autarca Aurélio Ferreira, atravessam a Marinha Grande diariamente 500 camiões, a que se juntam mais de 16 mil carros por dia, porque a cidade “cresceu à volta das empresas” e o congestionamento da EN242 agrava um problema que poderia ser resolvido com a criação de “variantes à volta para retirar os camiões da cidade”.
Ora, para o ministro João Galamba, “o país investiu muito em auto-estradas” e “não pode comportar fazer vias alternativas porque os camiões não querem pagar portagens”. “É sempre com alguma perplexidade que ouvimos histórias de camiões que evitam andar nas auto-estradas para não pagar portagens”, afirmou o ministro, considerando “um pouco bizarro que não queiram pagar auto estradas” porque “ o custo das portagens é dedutível e não representa verdadeiramente um custo para as empresas”.
(leia a notícia completa na próxima edição em papel)
Sem comentários:
Enviar um comentário