sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Actividade do movimento de utentes (30)



Cacia amanheceu com buzinão

A população de Cacia, em Aveiro, acordou hoje (17) ao som de um buzinão contra a introdução de portagens nas antigas autoestradas sem custos para os utilizadores (SCUT).

O protesto, que promovido pela comissão de utentes da A29/A17/A25, aconteceu cerca de dois meses depois do Governo ter arrancado com a cobrança de portagens nas antigas SCUT.

As primeiras buzinadelas começaram a ouvir-se ainda antes das 08H00 da manhã na rotunda da EN109, que dá acesso à fábrica da Renault, como constatou a Lusa no local.

De acordo com o porta-voz da comissão de utentes, Miguel Bento, “este barulho é mais uma demonstração do descontentamento das pessoas contra a situação que se vive, neste momento, na região com a introdução das portagens”.

“A situação da EN 109, em Cacia, é caótica. O volume de trânsito é completamente desajustado para as condições desta via, os acidentes são diários e a segurança da população e dos automobilistas é colocada em causa a cada metro que se passa”, disse à Lusa o responsável.

Miguel Bento admite que as ações de protesto vão continuar até o Governo recuar nesta medida e revogar as portagens nas ex-SCUT.

O presidente da Junta de Cacia, Casimiro Calafate, também aderiu ao protesto, realçando que a introdução de portagens “está a causar problemas gravíssimos à terra, devido ao aumento de tráfego”.

O autarca teme ainda que a EN 109 fique “completamente destruída a breve trecho”, devido ao volume de tráfego que suporta atualmente, nomeadamente o trânsito pesado.
...............................
Comunicado da Comissão de Utentes:

BUZINE!!!!!
EXIGIMOS A REVOGAÇÃO DE PORTAGENS NAS EX-SCUT, JÁ!
AS POPULAÇÕES NÃO ACEITAM MAIS ESTA MEDIDA.
A implementação das portagens na A29/A17/A25 só veio trazer dificuldades para as populações e empresas da região.
Não é possível circular nas pseudo- alternativas (nacionais), que estão saturadas de trânsito, são focos de sinistralidade, e as populações chegam mesmo a não poder circular a pé nessas vias, como è exemplo da N109 na zona de Cacia (Aveiro).
PS/PSD/CDS ainda estão a tempo de refazer o erro, de terem aprovado portagens nas SCUT.
A cidade de Aveiro está cercada por Portagens, o que dificulta seriamente o desenvolvimento económico e social do distrito.

A implementação de Portagens nas SCUT e o seu sistema de cobrança são um roubo:
-Valores cobrados nas ex-Scut são superiores aos praticados nas auto-estradas concessionadas à brisa.
-Custos administrativos de cobrança de portagens nas ex-Scut chegam a ser 5 vezes superiores ao valor da portagem.
Ainda é possível travar esta medida.

Subscreva o abaixo-assinado reclamando a revogação das portagens nas A28, A29, A17, A25, A41 e A42 em www.naoasportagensnasscuts.com/

A Comissão de Utentes da A29/A17/A25,
17/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário