quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ainda são muitos os que não estão abrangidos por USF, nem têm médico de família

Unidade de Saúde Familiar abre na Golegã



O Agrupamento de Centros de Saúde do Ribatejo abre, esta quarta-feira, na Golegã, a sua oitava Unidade de Saúde Familiar (USF), passando a abranger 100 000 dos seus 150 000 utentes com este modelo de prestação de cuidados de saúde.

A USF “CampuSaúde” será das primeiras do país a abranger população de mais do que um concelho, uma vez que passarão a ser atendidos no centro de saúde da Golegã os utentes da freguesia do Pombalinho (concelho de Santarém), sublinhou o director executivo do ACES Ribatejo.

Segundo Carlos Ferreira, o facto de o Agrupamento de Centros de Saúde do Ribatejo, que abrange os concelhos de Santarém, Cartaxo, Rio Maior, Golegã e Azambuja, passar a servir 100 000 dos seus 150 000 utentes através de Unidades de Saúde Familiar (USF) “é um marco” no processo de reconfiguração dos cuidados de saúde primários iniciado em Junho de 2009.

Além das USF, estruturas que se formam por iniciativa dos médicos e que permitem garantia de consulta a qualquer um dos utentes inscritos, mesmo na falta do seu médico de família, o ACES Ribatejo tem igualmente a funcionar nos concelhos que abrange Unidades de Cuidados na Comunidade.
(in Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário