quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Actividade do movimento de utentes (41)

Mem Martins
Autarcas de Sintra contra fecho do SUB

A administração do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) solicitou à Administração Regional de Saúde o encerramento durante a noite do Serviço de Urgência Básica (SUB) na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

"É a urgência mais cara do país", comenta o porta-voz do hospital, Paulo Barbosa, justificando o pedido com o atendimento diário, em média, de 140 utentes, dos quais "seis ou sete" durante a madrugada. Porém, ressalvou que o fecho só teria lugar de Maio a Novembro, fora do actual período de maior procura. "Acho muito estranho, especialmente tratando-se de um concelho que apenas tem meio hospital", ironiza o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, que desconhece o pedido, mas discorda da medida quando "existe um elevado défice de profissionais nos centros de saúde". O presidente da Junta de Algueirão-Mem Martins, Manuel Cabo, está contra o fecho porque o SUB não recebe todos os doentes, já que "não foi dotado dos meios necessários a servir a maior freguesia do país, com mais de 120 mil pessoas".

Para a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Sintra, a população desconhece o funcionamento do SUB nas antigas instalações da Messa e contesta o seu fecho nocturno num concelho que não tem um hospital. L.F.S.(Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário