sábado, 8 de janeiro de 2011

Distrito de Santarém: devido a cheias, vias de circulação interrompidas

Mau tempo
Activado Plano Especial de Emergência na bacia do Tejo
por LusaOntem

O Plano Especial de Emergência para cheias na Bacia do Tejo foi accionado às 13.00 desta sexta-feira em nível de alerta amarelo, numa reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil.

A subida do nível das águas nas bacias do Tejo e no Sorraia nas últimas horas e a continuação da precipitação em Espanha, com influência das descargas das barragens espanholas no leito do Tejo, ditaram o accionamento do plano. Em comunicado, o Centro Distrital de Operações de Socorro refere a submersão do parque de estacionamento da zona baixa de Constância e ainda de várias estradas, nomeadamente, no concelho de Santarém, da municipal 365-1 entre Almajões e Sobral (por influência do rio Alviela) e 365 entre Ribeira de Santarém e Alcanhões, devido a um lençol de água.

Devido à subida das águas na bacia do Sorraia, estão submersas as estradas municipal 1456 entre Benavente e a Reta do Cabo, a de Meias e a nacional 119, ao quilómetro 44 (na zona da Quinta Grande/Figueiras), entre Coruche e Santo Estêvão, e ainda as pontes de Escusa, da Amieira (caminho municipal entre a EN114-3 e a EN119) e do Rebolo (caminho municipal entre a EN114-3 e a EM515). A Protecção Civil prevê que nas próximas horas possam a vir ficar inundadas as zonas baixas de Constância e da Barquinha e os cais de Tancos e do Arrepiado (Chamusca). Ao final da tarde, início da noite, a estrada nacional 365 poderá ficar submersa em vários pontos, levando ao isolamento da povoação de Reguengo do Alviela (Santarém). Esta estrada poderá ainda ficar interrompida entre a Ribeira de Santarém e Vale de Figueira e na zona de Palhais (igualmente no concelho de Santarém).

A manter-se a acual situação hidrológica e meteorológica, a proteção civil distrital prevê inundações localizadas em zonas urbanas e na rede viária, sublinhando que os níveis das águas se deverão manter "estáveis, embora com pequenas oscilações". Apela, por isso, à população para ter "o máximo cuidado com a condução de veículos, evitando passar em zonas submersas e respeitando as determinações das autoridades". "O aumento do caudal do rio Tejo torna também perigosas e consequentemente desaconselhadas actividades profissionais ou outras nas margens ou no leito do rio Tejo e seus afluentes", acrescenta o comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário