quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Actividade do movimento de utentes (46)

Vai ser constituída Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral

Sete munícipes bombarralenses vão convidar a população para a realização de uma reunião com vista à constituição da Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral.

José Agostinho Faria, Maria Helena Vieira, Mário Morgado, Norberta Santos, Maria Madalena Gomes, António Feliciano Junior e José Oliveira Moreira pretendem constituir este movimento para “esclarecer e mobilizar as populações no sentido de unir esforços em defesa dos direitos e de um acesso digno à Saúde”.
Segundo descrevem, “a população do concelho do Bombarral está a viver uma situação deveras preocupante, resultante das deficientes condições de acesso à assistência prestadas pelo seu Centro de Saúde”.

“O Centro de Saúde do Bombarral tem vindo a perder, ao longo dos anos, imprescindíveis serviços, tais como encerramento do SAP, encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados a partir das 13 horas, aos sábados, domingos e feriados, e escassez de apoio administrativo”, referem.

De acordo com o grupo, “mais de metade dos médicos de família em serviço apresentaram o pedido de reforma, perspectivando-se ficarem apenas dois médicos para os 15500 utentes registados”.

“Face à acelerada degradação dos cuidados de saúde primários e apoio administrativo prestados à população do concelho”, o grupo de cidadãos bombarralenses tomou a iniciativa de organizar uma comissão de utentes, para a qual, indicam, contam já com o apoio de algumas autarquias do concelho. Brevemente será feito um convite à população para aderir ao movimento.

Francisco Gomes (in JornaldasCaldas)

Sem comentários:

Enviar um comentário