quarta-feira, 9 de julho de 2014

Todas as lutas contam (ns 6) - PENAMACOR

Penamacor População realiza vigília de protesto contra fecho de escola

Os habitantes de Aldeia do Bispo, Penamacor, realizam na sexta-feira, às 18h00, uma vigília de protesto para mostrar ao Governo "a total oposição" ao encerramento da escola da localidade, que tem mais de 21 alunos.
País
População realiza vigília de protesto contra fecho de escolaPopulação realiza vigília de protesto contra fecho de escola População realiza vigília de protesto contra fecho de escola
Lusa
Em declarações à agência Lusa, José Aníbal Birra, presidente da junta de freguesia local, explicou que a vigília "é mais uma forma de luta para obrigar o Governo" a ouvir as razões dos habitantes daquela localidade, que rejeitam "de forma unânime" o fecho da escola.
       
"Aqui ninguém concorda com isto. É mais um ataque a este Interior que, de encerramento em encerramento, vai perdendo tudo. Não podemos continuar a permitir isto e por isso marcámos esta vigília para mostrar a total oposição de todos", afirmou o autarca.
José Aníbal Birra, que na última Assembleia Municipal de Penamacor se propôs a abdicar do abono que recebe enquanto presidente para evitar o encerramento da escola, garantiu ainda que também será interposta uma providência cautelar com o mesmo fim.
"Vamos recorrer a todos os meios disponíveis e não nos vamos calar, porque isto é uma verdadeira injustiça", reiterou.
Entre os argumentos apresentados pelo autarca está o facto de a escola ter atualmente 23 alunos, número que, além de já ultrapassar o que era indicado pelo Governo para os encerramentos, também poderia aumentar, caso todos os alunos das localidades agregadas a esta freguesia (mais duas) fossem encaminhados para aquela escola.
"Estamos a falar de uma escola que tem condições e que, por si só, tem número de alunos que se exigia, mas que poderia ultrapassar as 30 crianças, se o mesmo Governo que fez a agregação de freguesias, respeitasse essa agregação e encaminhasse as crianças de Águas e de Aldeia de João Pires para a sede de freguesia que é Aldeia do Bispo", afirmou.
José Aníbal Birra também não aceita a justificação apresentada pelos serviços e que se prende com um acordo estabelecido com o anterior executivo camarário para encerrar as escolas após a construção do Centro Escolar de Penamacor.
"O acordo tinha como base escolas com menos de 10 alunos", afiançou.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, também já tinha garantido que a autarquia rejeita a proposta do Governo e que fez "todas as diligências possíveis" no sentido de evitar o encerramento da escola, que classificou de "escandaloso".
O Ministério da Educação e Ciência anunciou no dia 21 de junho que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.
Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".

Sem comentários:

Enviar um comentário