O bloco operatório central do Hospital de Santarém voltou a fechar esta quinta-feira devido à humidade. É a segunda vez este mês que a situação ocorre devido ao facto de os equipamentos de renovação do ar estarem obsoletos.
O que se deve ao facto de serem bastante antigos, da altura em que o hospital começou a funcionar.
Várias pessoas que iam ser operadas e que tinham sido chamadas para se apresentarem esta manhã no hospital foram mandadas para casa por volta do meio-dia quando a situação lhes foi comunicada.
Segundo um doente todas as cirurgias programadas para hoje e amanhã, sexta-feira, foram canceladas. O hospital mandou apresentarem-se de novo na segunda-feira na unidade.
Esta situação já tinha ocorrido no início do mês em que curiosamente o bloco também foi encerrado numa quinta e sexta-feira. Na altura o administrador do hospital, José Josué, dizia que não havia memória que alguma vez não tenha sido possível estabilizar os níveis de humidade e obrigasse ao encerramento do bloco, que tem cinco salas de operações.
As cirurgias para serem realizadas com segurança para os doentes não podem ser feitas com humidades superiores a 60 por cento no interior do bloco.
O administrador garantiu no início do mês, em declarações a O MIRANTE, que o Hospital de Santarém está a desenvolver um projecto de requalificação dos blocos operatórios para “modernizar os aspectos técnicos”.
Sem comentários:
Enviar um comentário