sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"Famílias portuguesas são as que mais pagam pela electricidade na UE a 15" - Noticía Esquerda.net

Famílias portuguesas são as que mais pagam pela electricidade na UE a 15"

Os países com menor poder de compra, como Grécia, Portugal e Espanha, são aqueles que mais pagam pela eletricidade, segundo avança a consultora VaasaETT, citada pelo jornal i. O peso da despesa com energia eléctrica no rendimento disponível das famílias portuguesas é o mais alto nos 15 países da UE em análise.
Artigo | 11 Outubro, 2013 - 01:17
Foto de Paulete Matos.
"Talvez de forma inesperada, os preços da electricidade em Portugal e Espanha (que têm um mercado integrado, o Mibel), que costumavam estar abaixo da média da União Europeia a 15, sofreram [desde 2009] saltos impressionantes e estão agora entre os mais elevados da Europa", avança a consultora finlandesa VaasaETT.
Entre os 15 países que compunham a UE antes do seu alargamento a 27 estados membros, Portugal é aquele onde as famílias mais pagam pela energia eléctrica, em função do seu poder de compra. O peso da despesa com eletricidade no rendimento disponível das famílias portuguesas atinge quase os 6%, face a uma média europeia inferior a 4%.
Portugal encabeça também a lista dos países onde foram impostos maiores aumentos nos preços verificados em 2012. No ano passado, as famílias foram confrontadas com um acréscimo do custo da energia eléctrica na ordem dos 12%, excluindo o efeito da inflação. O aumento médio na Europa a 15 foi de cerca de 2%.
No passado, a fatura energética tinha pouco peso no orçamento das famílias, contudo, e conforme é frisado no relatório da consultora, "uma combinação de crise económica e de agravamento dos preços de energia vai certamente aumentar muito o número de lares vulneráveis ou ‘fuel poor’ (pobres no consumo de energia) em países como Grécia, Portugal e outros, especialmente quando os governos impõem medidas draconianas de austeridade e cortam os gastos sociais para responder às exigências dos credores".
No que respeita às despesas associadas ao consumo de gás natural, e tendo em conta o poder de compra das famílias, Portugal exibia, em 2012, a segunda fatura mais elevada da Europa a 15, sendo apenas superado pela Grécia.
O peso da despesa com gás natural no rendimento disponível das famílias portuguesas atingiu cerca de 7%, o quarto valor mais alto, e o aumento dos preços registado o ano passado foi o segundo maior da UE a 15.

Sem comentários:

Enviar um comentário