domingo, 6 de outubro de 2013

Menos rendimentos para as famílias

Pensões de sobrevivência deverão sofrer cortes a partir de janeiro
Por Redação
         A+ 

O Governo deverá avançar com o corte na despesa com pensões de sobrevivência já a partir de janeiro do próximo ano, avança a «TSF».

De acordo com a emissora de rádio, a medida foi admitida pelo Governo na oitava e nona avaliações ao programa de ajustamento financeiro e visa colmatar o chumbo do Tribunal Constitucional e a não aplicação da chamada TSU dos pensionistas.

O Governo deverá avançar com um corte de quase 4 por cento no total da despesa com pensões de sobrevivência, atribuída a viúvas e viúvos, o que significa, na maioria dos casos, um pagamento de 60 ou 70 por cento do valor da pensão auferida atualmente, segundo a «TSF».

Com esta medida, o Governo pretende poupar 100 milhões de euros, um valor inscrito num documento a que a «TSF» teve acesso, um dos memorandos assinados com a troika.

Fontes do Governo citadas pela «TSF» não revelaram um patamar mínimo para os cortes, mas confirmaram que serão feitas contas, como a soma da pensão de reforma à de sobrevivência, para definir as reduções.

Sem comentários:

Enviar um comentário