terça-feira, 22 de outubro de 2013

Todas as lutas contam! (429) - BOBADELA

Loures Utentes protestam contra fecho de centro de saúde
Mais de meia centena de pessoas marcharam hoje pelas ruas da freguesia da Bobadela, Loures, em protesto contra o encerramento do Centro de Saúde local que servia cerca de oito mil utentes.

O encerramento do Centro de Saúde da Bobadela ocorreu no início deste mês depois de a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) ter considerado que o equipamento tinha falta de condições de atendimento.
        
Desde essa altura, os utentes do centro têm de se deslocar à freguesia vizinha de São João da Talha para serem atendidos.
Esta tarde mais de meia centena de pessoas reuniram-se junto às instalações onde funcionava o Centro de Saúde da Bobadela para participar numa marcha de protesto.
"Isto é uma situação muito grave. Eu não sei como é que agora faço para ir ao médico. Com canadianas, não posso ir de autocarro e para um táxi a reforma não dá", disse à agência Lusa Gabriela Nunes.
A viver há muitos anos na Bobadela, a septuagenária assegura que o centro de saúde tinha condições para continuar aberto.
"É totalmente mentira que o centro de saúde não tenha condições. O que se passa é que os médicos não querem trabalhar na Bobadela", afirmou.
Dulce Maria, outra idosa ouvida pela Lusa, queixou-se igualmente do encerramento da unidade e lamentou o facto de a população da Bobadela não ter sido informada com antecedência.
"Deixaram passar o dia das eleições para nos fazerem isto. Vim aqui no dia seguinte (30 setembro) para pedir um receituário e bati com o nariz na porta. É uma falta de respeito aquilo que nos fizeram", criticou.
O presidente da Junta de Freguesia da Bobadela, Nuno Dias, já se tinha anteriormente manifestado, em declarações à agência Lusa, "surpreendido" e "indignado" com a decisão de encerrar a unidade de saúde.
Na altura, numa nota de esclarecimento, fonte da ARSLVT justificou o encerramento das instalações alegando "falta de condições físicas e arquitetónicas para a prática de atividades em saúde".
A mesma nota dizia ainda que a ARSLVT optou por reencaminhar os utentes para São João da Talha devido à "proximidade de 900 metros" entre os dois equipamentos, até serem encontradas "melhores soluções".

Sem comentários:

Enviar um comentário