sábado, 12 de outubro de 2013

Comunicado do Secretariado do MUSP SANTARÉM



A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DO DISTRITO

afectada pelas sucessivas medidas do Governo

que prejudicam a qualidade e proximidade dos serviços públicos

 
Cada vez mais utentes são afectados pela redução de rendimentos e pela perda de total ou parcial apoio por parte dos serviços públicos. Notícias tornadas públicas sobre o entendimento entre o Governo e a Troika, faz-nos admitir que vem a caminho uma nova onda de encerramento e deterioração dos serviços públicos. As medidas já conhecidas e as que serão apresentadas provavelmente através da proposta de Orçamento de Estado, vão agravar a qualidade e a proximidade dos serviços públicos do Distrito.

Na SEGURANÇA SOCIAL tem de acabar a sucessiva diminuição do valor das prestações sociais, acontecendo em milhares de casos que pura e simplesmente essas prestações têm sido cortadas. E, contestamos que num momento de grave crise social que potenciam a procura de esclarecimentos e informações, os serviços da Segurança Social cada vez tenham menos profissionais e encaminhem os utentes para formas de atendimento digital.

Nos SERVIÇOS DE FINANÇAS anuncia-se o encerramento de nove Repartições no distrito o que afecta gravemente o acesso aos serviços de dezenas milhares de cidadãos e do tecido económico. Todos perdem, menos as troikas!

Nas UNIDADES DE SAÚDE a concentração de serviços (que não acrescenta qualidade e afasta os centros de decisão dos utentes alvo dessas decisões) e os cortes a eito em todas as actividades, têm contribuído para que o acesso a cuidados de saúde esteja mais longe e mais caro, potenciando o sofrimento para utentes e familiares.

 

Nos CTT, defendemos o não encerramento de estações e a distribuição diária e universal de correspondência. A anunciada privatização virá a pôr em causa os serviços postais como os conhecemos, pois que vai ser dada primazia ao lucro e não ao serviço público de qualidade, e transferirá milhões para quem comprar a empresa em vez de contribuírem para o financiamento do sector social do Estado.

Nos TRIBUNAIS está pendente a concretização de uma proposta de novo mapa judicial que vai encerrar instalações e serviços um pouco por todo o Distrito. A concretizar-se esta medida é mais uma machadada na harmonia social e territorial.

Nos TRANSPORTES cada vez são menos, e os horários cada vez mais suprimidos, para além de descoordenados entre os diversos tipos de transporte. Acresce que, por exemplo os rodoviários, têm de utilizar vias a precisarem urgente manutenção. Defendemos a anulação das actuais portagens e contestamos, ainda, a introdução de novos pórticos nas ex-scuts.

Nas ESCOLAS a criação de Mega-agrupamentos, o aumento do número de alunos por turma, nova e pior organização curricular, a falta de professores e outros trabalhadores, as dificuldades económicas das famílias e a desvalorização dos profissionais são medidas que estão a colocar em causa a Escola Pública de qualidade e universal.

…………………………..

O MUSP SANTARÉM com os seus meios humanos e materiais, apesar das dificuldades existentes, não deixará de calar a revolta em nome das populações e comunidades afectadas.

Assim:

1. O MUSPSANTARÉM decide juntar-se na acção a todas as organizações sociais que clamam por novas políticas e demissão de Governo, a começar pela sua adesão à MARCHA marcada pela CGTP para dia 19 de Outubro e que atravessará a Ponte 25 de Abril.

2. O MUSPSANTARÉM manifesta vontade de cooperação e apela a todos os autarcas recentemente eleitos (e que efusivamente saudamos) para que dentro das suas competências contribuam para serviços públicos de qualidade e proximidade e denunciem todas as tentativas governamentais e empresariais da sua desvalorização no Distrito.

3. O MUSPSANTARÉM solicitará reuniões às entidades e empresas regionais com o objectivo de apresentar a suas opiniões, propostas e reivindicações para melhorar a prestação de serviços públicos.

4. O MUSPSANTARÉM promoverá iniciativas públicas, em datas, locais e formato a definir.

5. O MUSPSANTARÉM definiu medidas práticas para o reforço da comunicação e informação entre as estruturas de utentes e para e da população em geral.

(Documento aprovado na Reunião do Secretariado do MUSP SANTARÉM
de 11.10.2013)



Sem comentários:

Enviar um comentário