sexta-feira, 18 de março de 2011

Actividade do movimento de utentes (86)

Utentes do Centro de Saúde de Penalva do Castelo reivindicam reabertura do SAP
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu entregou hoje, no Centro de Saúde de Penalva do Castelo, um abaixo-assinado a reivindicar a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).


De acordo com António Vilarigues, do núcleo de Penalva do Castelo da Comissão de Utentes, o abaixo-assinado, posto a circular no início deste mês, "reuniu cerca de 2 mil assinaturas".

No documento é reivindicada a reabertura do SAP e a contratação de mais médicos, para além de ser criticada "a prática de consultas de apenas dez minutos".

Durante a manhã de hoje, "centenas de pessoas concentraram-se à entrada Centro de Saúde de Penalva do Castelo para se manifestarem", tendo sido entregue ao presidente do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões III, José Craveiro, o documento reivindicativo.

"Não contávamos ser recebidos pelo doutor Craveiro, que mostrou boa vontade e sensibilidade à pressão da população", sublinhou.

Durante cerca de uma hora, o presidente do ACES Dão Lafões III explicou à comissão de utentes que "pretende restabelecer o normal funcionamento do SAP brevemente, desde que tenha um médico disponível de outro centro de saúde para fazer horas extraordinárias".

Quanto à contratação de mais médicos, "foi dito que esta é uma situação mais difícil de resolver, visto que há falta de médicos em todo o pais".
Sobre a crítica às consultas de apenas dez minutos, "o doutor Craveiro pediu compreensão, pois houve um aumento de consultas nos últimos tempos e é preciso fazer gestão das disponibilidades", apontou António Vilarigues.

O núcleo de Penalva do Castelo da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu vai agora reunir, para decidir o que fazer.

"Vamos continuar a insistir, pois nada se resolve de braços cruzados", avançou.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário