sábado, 5 de março de 2011

Golegã: projectadas novas instalações para Centro de Saúde


Novo Centro de Saúde será ao lado do quartel de bombeiros
A Câmara da Golegã tinha previsto construir o novo Centro de Saúde da Golegã na Eira do Núncio, propriedade da Segurança Social, mas as negociações para a aquisição do terreno não chegaram a bom termo, levando, na altura, Veiga Maltez a tecer algumas criticas ao Instituto de Gestão da Segurança Social. Depois, o município ponderou outra localização, mais barata, num dos loteamentos da zona das Laranjeiras, mas acabou por escolher construir o novo Centro de Saúde numa parte do estacionamento entre o quartel dos Bombeiros e o parque de Campismo, num terreno do domínio público.
Os cerca de quatro mil habitantes da Golegã vão deixar de usar as instalações da Misericórdia para a prestação de cuidados de saúde, e passar a ir ao novo centro de saúde, que terá 680 m2 e uma capacidade de resposta para dez mil utentes.
O novo Centro de Saúde da Golegã, de apenas um piso, será constituído por sala de espera, instalações sanitárias, recepção, secretaria, arquivo, sete gabinetes de consulta médica, três gabinetes de consulta de enfermagem, uma sala de tratamentos (pensos), uma sala de tratamentos (injectáveis e inaloterapia), sala de reuniões, sala de internos, sala de pessoal/cafetaria, vestiário de pessoal e instalações sanitárias, despejos e depósito de lixos, depósito de consumíveis, depósito de material clínico e terapêutico, e central de garrafas de oxigénio.
A candidatura, ao abrigo do protocolo com ARS Santarém, será submetida ao QREN até 15 de Março. O orçamento ainda não está concluído, mas prevê-se que seja inferior a 750 mil euros. A obra será totalmente comparticipada pelo QREN e pela ARS. Ao município caberá apenas os arranjos exteriores.
(in O Riachense)

Sem comentários:

Enviar um comentário