sábado, 5 de março de 2011

E resiste-se, resiste-se, resiste-se!!!!



Sócrates é recebido na Guarda com protestos contra as portagens
05.03.2011 - 17:02 Por Sandra Ferreira

O primeiro-ministro, José Sócrates, assim como a ministra da saúde, Ana Jorge, foram esta tarde recebidos na Guarda por cerca de meia centena de pessoas que protestavam contra a introdução de portagens na A25 e na A23.
Primeiro-ministro foi recebido com assobios (Eric Vidal/Reuters/arquivo)

Sócrates deslocou-se à cidade para visitar as obras do novo Hospital. Assim que a comissão de utentes contra a introdução de portagens teve conhecimento da visita, ontem à tarde, decidiu convocar o protesto através das redes sociais da internet.

“Não marginalizem mais o nosso interior com as vossas portagens, lia-se num do cartazes, colocado junto à rotunda que dá acesso ao novo hospital da Guarda.

Uma das manifestantes, Fátima Teixeira, tinha fé que José Sócrates respondesse ao protesto:
“Espero que nos dê uma esperança porque já temos muitos entraves ao desenvolvimento, não precisamos de mais”, explicou ao PÙBLICO.

Quando José Sócrates passou de carro pela manifestação, ouviram-se assobios e insultos parecidos com os que estavam escritos num chapéu usado por um dos manifestantes. “ Aldrabão, vai lamber o Mubarak” ou “Roubas à classe média para dar aos banqueiros”.

Minutos antes da chegada da comitiva governamental, os manifestantes fartaram-se de aplaudir os carros que iam chegando com um forte buzinão, enquanto davam voltas à rotunda.

Quando Sócrates passou pelo protesto, ainda acenou com um sorriso que mereceu uma resposta por parte de uma popular: “E riem-se!, exclamou, para acrescentar de seguida: “Não paga portagens. Não é do bolso deles que sai, é do meu”, concluiu.

A PSP que se encontrava no local tentou impedir que os populares se deslocassem para a entrada do hospital para onde se dirigiu o primeiro-ministro. Depois de alguns minutos de empurrões, os manifestantes deixaram as faixas e conseguiram aproximar-se da porta, alegando que o hospital era um local público.
.............
Mais protestos contra portagens
Novos protestos contra as portagens na Via do Infante estão marcados para o dia 19 deste mês e 8 de Abril. A estratégia de luta foi definida anteontem, numa reunião que envolveu a ‘Comissão de Utentes da A22’ e o movimento ‘Portagens na A22 Não’. "Não podemos ficar de braços cruzados", diz João Vasconcelos, um dos promotores, que acredita "numa grande adesão".

O protesto deste mês tem lugar em plena A22, entre os nós da Guia e de Boliqueime. Existem três locais de partida: Parque de Feiras de Portimão (15h00), Vale Paraíso (15h30) e Parque das Cidades (15h00). A marcha de contestação deverá congestionar o tráfego na auto-estrada.
No dia 8 de Abril, a acção de protesto será desenvolvida na ponte sobre o rio Guadiana, no âmbito de um movimento nacional de luta contra a introdução de portagens em anteriores auto-estradas sem custos para os utilizadores. João Vasconcelos espera que "deputados e autarcas "também participem nos protestos, tendo decorrido ontem à noite uma reunião com a AMAL. O dirigente da Comissão de Utentes da A22 lança desde já o aviso que acções "mais radicais e drásticas" poderão vir a ser realizadas no futuro. É que, afirma, "o Algarve não vai aguentar a introdução de portagens".
Macário Correia, presidente da AMAL, não quis ontem à tarde pronunciar-se sobre os protestos, aguardando a reunião com os seus promotores. Mas reafirma que colocação de portagens "é uma injustiça total" e critica o secretário de Estado das Obras Públicas por pedir a opinião dos autarcas sobre os locais para a instalação de pórticos quando a obra já está em curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário