quinta-feira, 16 de maio de 2013

A saúde está cada vez melhor

Cirurgias suspensas

Administração hospitalar diz que novo equipamento chega no início de junho 
              
Por:Sónia Trigueirão

Os cirurgiões e anestesistas do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Caldas da Rainha, decidiram suspender a atividade cirúrgica programada, a partir do próximo dia 20 de maio, até que seja resolvido um problema com o ar condicionado no bloco operatório. A decisão foi comunicada à diretora clínica do CHO, Isabel Carvalho, por carta, no dia 8. Os clínicos explicam que a situação já dura há um ano e lembram que levou à suspensão de cirurgias no verão de 2012. "Face ao aumento da temperatura e ao não funcionamento do ar condicionado, o bloco operatório transformou se numa ‘cabine de sauna’, que tem martirizado quem lá trabalha, pondo também em causa a segurança de doentes e profissionais – alguns deles já tiveram de se ausentar por risco iminente de lipotimia devido ao calor. Nestas condições torna-se impossível continuar a trabalhar", lê-se na missiva.

Em declarações ao CM, fonte do gabinete de comunicação do CHO afirma que "a situação diz respeito a quatro salas operatórias e foi resolvida através da adjudicação de um novo equipamento em abril". Refere a mesma fonte que o "equipamento em questão é feito à medida", demorando cerca de dois meses a ser produzido. Prevê-se que a ins-talação seja feita no início de junho. 

Quanto às cirurgias, a administração do Centro Hospitalar do Oeste afirma que "existem 10 salas operatórias e, por essa razão, os utentes não deixarão de ser operados, sendo referenciados, caso necessário, para as várias Unidades do CHO, e a atividade cirúrgica será adequada às condições existentes".

Sem comentários:

Enviar um comentário