quarta-feira, 22 de maio de 2013

Todas as lutas contam (370) - PORTO DA CRUZ - MADEIRA

Notícia dnoticias.pt


Comissão de utentes quer 

melhores centros de saúde rurais

Há instalações precárias, falta de médicos e de enfermeiros e unidades que fecham aos sábados



A comissão de utentes do Serviço Regional de Saúde esteve esta manhã no sítio das Casas Próximas, junto às instalações do centro de saúde do Porto da Cruz, para reivindicar melhores condições físicas e materiais das unidades de saúde e para repudiar qualquer intenção de encerramento.
“Os centros de saúde nas zonas mais rurais da Madeira são de uma importância extrema, pois praticam uma saúde preventiva e de proximidade que correspondem às necessidades mais básicas dos utentes”, vincou Elisa Mendonça, porta-voz da comissão de utentes do Serviço Regional de Saúde.
Lembrou que a grande maioria da população é envelhecida, tem dificuldades de mobilidade e precisa de um acompanhamento médico de proximidade para o controlo e tratamento de doenças crónicas como a diabetes.
Elisa Mendonça alerta ainda para a situação em que se encontram os centros de saúde do Porto da Cruz, da Calheta e de Santana, onde a “degradação muito avançada” das instalações tem impedido que seja correspondida da melhor forma às necessidades dos utentes mais idosos.
O encerramento aos sábados de alguns dos centros de saúde rurais, a falta de médicos e de enfermeiros, são situações que preocupam a comissão de utentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário