5. Está fechado o leilão promovido pela Deco. Os consumidores que a empresa defende ganharam umas migalhas, a Deco pode facturar mais de meio milhão e a empresa espanhola Endesa fez o negócio da vida. A Deco teve entradas de leão e vai ter uma saída de sendeiro. Prevê cobrar cerca de meio milhão de euros, mas já fez saber que gastou mais de 300 mil na campanha. Uma campanha a favor da Endesa, concorrente única a um leilão que não teve nada de leilão.Para quem vive em defesa dos consumidores, o mínimo que se pode dizer é que foi muito pouco transparente. Denunciar interesses ocultos nas críticas que se fizeram a esta campanha é desculpa fraca para quem teve de andar a corrigir o tiro e, ainda assim, sai mal na fotografia. Para os mais pobres dos consumidores de energia o que se prevê é uma poupança anual de um euro, o mesmo é dizer que se prevê uma poupança de oito cêntimos por mês. Não dá para uma carcaça. E para os consumidores mais ricos dá uma poupança de 79 euros anuais, seis euros e meio por mês. Dá para ir ao McDonald"s, onde só podem ir os ricos. A Deco exige transparência e funciona na sombra.
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