quinta-feira, 9 de maio de 2013

Água de Bemposta em Abrantes imprópria para consumo

A câmara de Abrantes emitiu um comunicado em que aconselha os moradores da freguesia de Bemposta a não utilizarem a água da rede pública para beber ou para cozinhar, até indicação em contrário. Segundo a autarquia, o alerta prende-se com a detecção de “concentrações de alumínio superiores aos valores recomendados”. Enquanto durar o problema a população, que ronda as setecentas pessoas, está a ser abastecida de água potável pelos Bombeiros de Abrantes.

A autarquia alerta ainda para que não seja usada água de nascentes, fontanários ou poços uma vez que a qualidade da mesma não é controlada. A água da rede pode ser utilizada para banhos e lavagens.
O excesso de alumínio na água é atribuído a causas naturais. “(...) estes valores não resultam de nenhum problema relativo ao tratamento da água, estando relacionados com os solos, condições climatéricas com forte impacto no nível freático da zona envolvente e aumento progressivo dos caudais", pode ler-se num comunicado divulgado na segunda-feira, no site do município.

Este não é o primeiro caso de excesso de alumínio na água, no concelho de Abrantes. Há um ano, a 14 de Maio de 2012, os serviços municipalizados de Abrantes e o Delegado de Saúde emitiram comunicados aconselhando a população da freguesia de Alvega, a não consumir água da rede. Na altura a população também foi abastecida pelos bombeiros, como acontece actualmente na Bemposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário