quinta-feira, 30 de maio de 2013

Todas as lutas contam (375) - MARINHA GRANDE



Comissão de utentes: Dez mil pessoas sem médico de família na Marinha Grande

 A Comissão de Utentes do Serviço de Atendimento Permanente da Marinha Grande lamentou hoje que cerca de 10 mil pessoas estejam sem médico de família naquele concelho.
A falta de médicos no Centro de Saúde da Marinha Grande levou a que, a 02 de maio, vários utentes se exaltassem e deixassem escrito no Livro de Reclamações a sua indignação.
Contactada pela “Lusa”, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) explicou que o «Centro de Saúde da Marinha Grande tem atualmente 41.489 utentes inscritos, dos quais cerca de 9.700 sem médico de família atribuído».
«Para estes utentes, a direção do ACES [Agrupamentos de Centros de Saúde] Pinhal Litoral providenciou a criação de uma consulta de reforço, à qual podem aceder através de marcação prévia, ou no próprio dia. Esta consulta funciona diariamente e é assegurada por médicos do Centro de Saúde, estando o seu horário devidamente afixado na unidade», disse ainda fonte da ARS-C.
A ARS-C explicou também que a «direção do ACES Pinhal Litoral tem mantido contactos com a Comissão de Utentes do Centro de Saúde da Marinha Grande, prestando esclarecimentos sobre alternativas que têm sido equacionadas no sentido de, com os recursos humanos disponíveis, assegurar o atendimento de todos os utentes».
Hoje, em declarações à agência “Lusa”, Luís Guerra Marques, o líder daquele grupo de utentes, disse que a indignação tem vindo a aumentar, porque os problemas «são persistentes».
«A situação está um bocadinho pior. Há falta de materiais e só um médico no Serviço de Atendimento Permanente (SAP). Há mais de 10 mil pessoas sem médico de família», disse.
Segundo Luís Guerra Marques, o Centro de Saúde da Marinha Grande devia ter «mais cinco ou seis médicos».
Para discutir o problema, a comissão de utentes tem agendada para dia 6 de junho, no Sport Operário Marinhense, uma conferência de imprensa na qual conta ter a participação de todas as forças vivas do concelho.

Notícia Lusa/ Netfarma
 

Sem comentários:

Enviar um comentário