sexta-feira, 24 de maio de 2013

Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda faz perguntas sobre o Hospital de Santarém ao Ministério da Saúde

Hospital de Santarém

21 de Maio de 2013 | Por Helena Pinto

O Hospital de Santarém - Entidade Pública Empresarial (EPE) é uma unidade hospitalar cuja urgência geral é de nível médico-cirúrgica, dando resposta às populações dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. De acordo com o Censos 2011, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), residem nestes concelhos mais de 190 mil pessoas. Este hospital dispõe também de urgência pediátrica de nível básico e de urgências de Obstetrícia/Ginecologia e Pediatria, ambas com nível de nível urgência médico-cirúrgico.

O Hospital de Santarém é fundamental para garantir às populações o acesso aos cuidados de saúde de que necessitam e aos quais têm direito. Não obstante, este hospital está a atravessar muitas dificuldades que devem ser esclarecidas e ultrapassadas.

Por um lado, é necessário que o Governo garanta a continuidade do serviço de obstetrícia/ginecologia com as condições atualmente existentes, assegurando a continuidade da maternidade neste hospital. As populações receiam que este serviço seja desvalorizado em favor da maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira, gerido em parceria público privada (PPP).

Por outro lado, e de acordo com informações do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Hospital de Santarém tem também falta de pessoal, estando em falta pelo menos 25 enfermeiros; a falta destes profissionais faz com que o rácio enfermeiros/utentes não esteja a cumprir as regras de segurança. Tem-se verificado também rutura no fornecimento de medicamentos e há receio de perda de valências hospitalares.
Perante esta situação, é fundamental que o Governo garanta a continuidade dos serviços existentes neste hospital, dotando-os de financiamento e profissionais necessários ao seu cabal funcionamento.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. O Governo garante que o Hospital de Santarém vai manter a maternidade? Não há intenção de deslocalizar este serviço para o Hospital de Vila Franca de Xira?

2. O Governo preconiza o encerramento ou a desvalorização de alguma das valências médicas atualmente disponibilizadas no Hospital de Santarém?

3. Quando vão ser contratados os enfermeiros necessários para o Hospital de Santarém? Quantos enfermeiros vão ser contratados?

4. Por que motivo se tem registado rutura de medicamentos no Hospital de Santarém?

Sem comentários:

Enviar um comentário