sábado, 18 de maio de 2013

"Comissão de Utentes reclama cuidados médicos de proximidade" - Notícia O Almonda

Comissão de Utentes reclama cuidados médicos de proximidade

17 de Maio de 2013. Etiquetas: Região, Saúde, Sociedade.A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) reclamou cuidados médicos de proximidade e defendeu a manutenção de valências nos três hospitais do Centro Hospitalar que integra as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas, na manhã da última sexta-feira, numa conferência de imprensa, junto à entrada do hospital de Torres Novas.

Numa conferência de imprensa onde a Comissão apresentou um abaixo-assinado com mais de 9.000 assinaturas pedindo uma análise das condições de prestação de cuidados de saúde no Médio Tejo, o porta-voz da CUSMT, Manuel Soares, disse estar a assistir-se a “um esvaziamento funcional da unidade de Torres Novas e também de Tomar, integrado no Centro Hospitalar do Médio Tejo”.

“Primeiro desqualificaram a Urgência, depois encerraram a Cirurgia, acabaram com a Infecciologia, e agora o Conselho de Administração do Centro Hospitalar quer acabar com o internamento da Medicina Interna”, criticou Manuel Soares que acrescenta ainda que há já “movimentações para acabar também com a pediatria”.
Segundo o Manuel José Soares  “é preciso que haja respeito pelas populações”, pelo que criticou “a política de concentração de valências num único hospital em claro prejuízo para os utentes, que pagam mais caro por cuidados de saúde cada vez mais distantes”.

A Comissão de Utentes reclama ainda “que os serviços de Urgência, Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia do Ambulatório devem existir nos três hospitais”, Abrantes, Tomar e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo, de forma a evitar que os doentes “tenham de andar a circular pelos três hospitais”, avançou ainda o coordenador da CUSMT.
Célia Ramos
In: http://oalmonda.net/?p=9966

Sem comentários:

Enviar um comentário