domingo, 24 de novembro de 2013

"Pelo direito à Saúde no concelho de Rio Maior" - Notícia Maior TV

Vigília junto ao Centro de Saúde de Rio Maior, como forma de protesto pela qualidade dos serviços prestados no concelho

Está agendada para o próximo dia 26 (terça-feira), a partir das 17h30, uma vigília junto ao Centro de Saúde de Rio Maior, como forma de protesto pela qualidade dos serviços prestados no concelho.
A acção, é uma iniciativa da Comissão de Utentes da Saúde e Serviços Públicos de Rio Maior, que exigem um serviço de Saúde com mais médicos e outros profissionais para o Centro e a constituição urgente da Unidade de Saúde Familiar dos Moinhos aprovada há 4 anos.
Actualmente, mais de 7 mil utentes da unidade de Saúde de Rio Maior, não têm médico de família e, bem recentemente, foi reduzido em 28% o serviço prestado a estes cidadãos.
Segundo dados divulgados pela Comissão de Utentes da Saúde e Serviços Públicos de Rio Maior, à Maior Tv, são necessários mais cinco médicos, dois enfermeiros e dois administrativos para dar resposta às solicitações de um concelho com mais de 20 mil habitantes.
Sobre o mesmo tema, o Bloco de Esquerda, através da deputada Helena Pinto, questionou, recentemente o ministro da Saúde, recordando que, em Novembro de 2011, o Ministério da Saúde afirmou estarem contratadas a uma empresa privada 108 horas/semana de serviços médicos para a cobertura dos 7 mil utentes sem médico de família na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Rio Maior, incluindo aqui também 3 deslocações semanais à Extensão de Saúde de Alcobertas (com 1570 utentes).
Dois anos depois, quer em resposta a uma nova pergunta do Bloco de Esquerda, quer em resposta a um pedido de informação da Comissão Parlamentar de Saúde, despoletada por uma petição do Movimento Projecto de Cidadania, o Ministério da Saúde afirma apenas estarem contratadas 78 horas/semana de serviços, para a cobertura do mesmo número de utentes sem médico de família da UCSP de Rio Maior, o que significa uma redução de 28%.
O Bloco questiona o ministro sobre “qual o motivo da redução de 28%, entre 2011 e 2013, nas horas/semana contratadas a uma empresa privada para a cobertura aos 7 mil utentes sem médico de família na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Rio Maior”. E quer saber ainda que medidas vai o Governo tomar para garantir que todos os utentes de Rio Maior tenham acesso a médico de família.

Sem comentários:

Enviar um comentário