terça-feira, 12 de novembro de 2013

"Utentes da saúde do concelho de Salvaterra de Magos em manifestação de protesto esta sexta-feira" - Notícia O Ribatejo

Utentes da saúde do concelho de Salvaterra de Magos em manifestação de protesto esta sexta-feira


Os utentes da saúde do concelho de Salvaterra de Magos fazem uma manifestação de protesto esta sexta-feira, 13 de novembro, às 17 horas, com uma caminhada na EN 118 junto à rotunda.
Os utentes da saúde do concelho de Salvaterra de Magos fazem uma manifestação de protesto esta sexta-feira, 13 de novembro, às 17 horas, com uma caminhada na EN 118 junto à rotunda.
A realização desta manifestação foi uma das formas de luta decididas no plenário organizado pela Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Salvaterra de Magos, no passado dia 6,em Marinhais.
No Plenário estiveram largas centenas de munícipes de Salvaterra de Magos, que se mostraram solidários e convictos na defesa do seu direito à saúde. Foi uma jornada de luta e indignação pela forma como estão a ser tratados no acesso à saúde.
Foi decidido fazer uma recolha por todo o concelho de assinaturas na petição, realizar um plenário nos Foros de Salvaterra ainda em novembro, e foi solicitada  uma audiência à Comissão Parlamentar da Saúde e Grupos Parlamentares da Assembleia da República.
Os subscritores da petição requerem à Assembleia da República “que tome as devidas iniciativas, nomeadamente exigindo ao Governo da República Portuguesa o cumprimento da Constituição da República Portuguesa e demais legislação aplicável, por forma a assegurar a todos os Munícipes do Concelho de Salvaterra de Magos, igualdade de tratamento no acesso e qualidade dos serviços de saúde, como é assegurado aos demais cidadãos”.
Consideram que “ a promoção da saúde e a prevenção da doença fazem parte das prioridades no planeamento das actividades do Estado; que o sistema de saúde assenta nos cuidados de saúde primários, que devem situar-se junto das comunidades; e que os Utentes tem direito a ser tratados pelos meios adequados, humanamente, com prontidão e correção técnica”.
Sublinham que “no Concelho de Salvaterra de Magos, as extensões de saúde de Muge e Granho, estão encerradas há dois anos; no Concelho de Salvaterra de Magos, as extensões de saúde de Foros de Salvaterra (5.000 residentes), Marinhais (6500 residentes) e Glória do Ribatejo (5.500 residentes), apenas dois médicos prestam assistência; mais de metade da população no Concelho de Salvaterra de Magos não tem médico de família”.
Foi enorme a indignação de todos contra o encerramento de mais postos de saúde no concelho – Granho, Muge e Glória do Ribatejo – e o previsível encerramento dos outros – Marinhais e Foros de Salvaterra.
A deslocação dos enfermeiros para Salvaterra de Magos, retirando-os dos postos de saúde nas freguesias, é um sinal claro do que está em marcha.
O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos informou que solicitara uma reunião, com carácter de urgência, à directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Leziria do Tejo.



Sem comentários:

Enviar um comentário