segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Actividade do moviemnto de utentes (74)

Mais cinco mil utentes de Celorico de Basto protestaram contra os cortes na saúde
Ao fim do dia de domingo juntaram-se para reclamar contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente durante a noite. Com este protesto que juntou mais de cinco mil pessoas, os residentes de Celorico querem manter o SAP aberto à noite. As estações de televisão estiveram em directo nesta manifestação promovida pela autarquia celoricense e pela Comissão de Utentes de saúde celoricense. Nestamanifestação, o édil celoricense Joaquim Mota e Silva voltou a reforçar a intenção da autarquia de se disponibilizar para suportar os cerca de 250 mil euros anuais de encargos da manutenção nocturna do SAP até à conclusão do novo Hospital de Amarante, prevista ainda para 2011.

População de Ribeira de Pena volta a manifestar-se contra falta de médicos
Centenas de ribeirapenenses voltaram a manifestar-se esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, junto ao centro de saúde, com o argumento de que cerca de 3 mil utentes desta unidade local estão sem médico. A situação arrasta-se desde Outubro, altura em que a médica de família de 1500 utentes se aposentou e o contrato de outro médico não foi renovado.

O presidente da câmara de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, voltou a mostrar-se solidário com a população. Com uma rede viária deficitária dentro do concelho, o Centro de Saúde de Ribeira de Pena conta com apenas um médico. “Para funcionar minimamente, tem de ter forçosamente três médicos”, já manifestou Agostinho Pinto, que considera esta situação “insustentável”. Além disso, há cerca de um mês, foi encerrado o internamento no centro de saúde local, sendo que muitos utentes têm que se deslocar aos concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Cabeceiras de Basto para serem assistidos.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte adiantou que, a partir de hoje, “todos os utentes sem médico de família podem contar com o reforço em Medicina Geral e Familiar, correspondente a dois médicos”, uma promessa que já tinha sido feita pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega que anunciou, no início de Janeiro, a contratação de uma empresa para garantir 50 horas de cuidados médicos. Entretanto, o processo ainda estará a aguardar “luz verde” do Ministério das Finanças e a população de Ribeira de Pena receia que este seja o princípio do fim do centro de saúde local.

1 comentário:

  1. Também em coruche, há uma manisfestação identica hoje, pela falta de médico de familia. Infelizmente é assim que vai a saúde em Portugal.

    ResponderEliminar