segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Actividade do movimento de utentes (60)


Utentes entregam 2 mil assinaturas contra corte nas ligações fluviais Seixal-Lisboa
07 02 2011 13.39H
A Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS) reuniu mais de 2 mil assinaturas num abaixo-assinado contra a eliminação de carreiras nas ligações fluviais entre Seixal e Lisboa, e vai entregá-las no Ministério dos Transportes na quarta-feira.

Destak/Lusa destak@destak.pt

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da comissão, Luísa Ramos, afirmou que “elementos da CUTMS e alguns utentes vão deslocar-se ao Ministério dos Transportes na próxima quarta-feira, às 11:00, para entregar mais de 2100 assinaturas de protesto”.

“Pedimos também uma audiência com o Ministro [António Mendonça] para explicar as razões da recolha destas assinaturas e para continuarmos a insistir nas propostas em torno da defesa dos transportes públicos”, acrescentou.

Este abaixo-assinado, que a CUTMS lançou a 13 de janeiro, exige a reposição das cinco carreiras da Transtejo (TT) entre Seixal e Lisboa eliminadas pela empresa desde 01 de janeiro de 2011 sob o argumento da necessidade “reorganização da oferta no período de ponta da manhã face aos dados de procura registados”.

Para os utentes, esta medida da empresa “aumenta os tempos de espera” e é uma opção “tanto mais incompreensível e injusta quanto se aplica ao período de hora de ponta, quando há mais deslocações de quem trabalha e estuda na outra margem”.

A comissão sublinha também que estas alterações vêm juntar-se ao “agravamento significativo dos custos com os transportes, designadamente do custo com o passe social”, e considera que, “ao restringir o direito das populações à mobilidade, cortando na oferta pública, o Governo contradiz as campanhas que visam a mobilidade sustentada dentro da área metropolitana de Lisboa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário