sábado, 5 de fevereiro de 2011

Actividade do movimento de utentes (56)

Bombarral
Utentes prometem lutar

Cerca de 500 pessoas participaram, domingo, no Auditório Municipal do Bombarral, numa sessão pública em defesa do Centro de Saúde local. Ali foi aprovada uma moção alertando para a situação «deveras preocupante» daquela unidade de saúde, que tem vindo a sofrer ao longo dos tempos sucessivas reduções de serviços (encerramento do SAP; encerramento da Unidade de Cuidados Continuados de Saúde Personalizados aos sábados, domingos e feriados a partir das 13 horas; e dos apoios administrativos).

A tudo isto, junta-se o facto de seis dos oito médicos de família ali em serviço terem pedido a reforma, perspectivando-se a situação de ficarem apenas dois para os cerca de 15 500 utentes, o que contraria frontalmente as recomendações do Serviço Nacional de Saúde (um médico para cada 1500 utentes).

Assim, os utentes exigem das entidades competentes «a reabertura imediata da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados», que o Centro de Saúde «seja dotado de um médico para cada 1500 utentes», a «reorganização dos serviços administrativos» e a «reabertura da extensão do posto de saúde da Freguesia do Pó». Deliberaram, de igual forma, marcar presença na próxima reunião pública da Câmara Municipal (17 de Fevereiro) e da Assembleia Municipal.

Se até ao fia 17 de Fevereiro os utentes não obtiverem uma resposta válida das autoridades competentes, prometem realizar uma grande manifestação à porta do Centro de Saúde do Bombarral.

Sem comentários:

Enviar um comentário