sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como com as indulgências na Idade Média, desde que paguem podem poluir à vontade!

Governo estuda introduzir portagens nas cidades

O Governo está a ponderar a introdução de portagens nos acessos às cidades, no âmbito do programa de combate às alterações climáticas, indica a manchete desta segunda-feira do jornal Público. Paralelamente, a aposta em mais barragens e parques eólicos deverá ser abandonada.
O novo plano virá substituir o Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), que termina no próximo ano.

Em declarações ao jornal, a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, indicou que o Executivo está a «rever o PNAC e apresentará um novo instrumento para 2013-2020».

O novo programa trará ideias novas, nomeadamente nos «bons comportamentos» no uso do automóvel privado, passando, por exemplo pela partilha de automóveis – o car-pooling – e, eventualmente, pela introdução de portagens urbanas.

A governante considera que a implementação das portagens na malha urbana será mais complicada do que o incentivo ao car-pooling.

Para Assunção Cristas, fora de questão está a construção de novas barragens e parques eólicos, numa rotura assumida com a política seguida pelo Governo anterior, liderado por José Sócrates.

Sem comentários:

Enviar um comentário