sábado, 3 de dezembro de 2011

Todas as lutas contam (45) - ALCOROCHEL, T Novas


Iniciativa foi promovida pela CDU de Torres Novas
Alcorochel: população juntou-se para contestar extinção da freguesia (e o encerramento da Extensão de Saúde)
Perto de uma centena de pessoas juntou-se no domingo (dia 27) no Pátio da Rita, em Alcorochel, para participar numa sessão pública de esclarecimento promovida pela CDU de Torres Novas. Os assuntos dominantes foram a reforma da administração local bem como a reorganização da rede de extensões de saúde, prevendo-se que ambas as medidas culminem com a extinção da freguesia, bem como o encerramento do posto médico naquela freguesia que, em 2012, assinala 100 anos de existência.
Depois de concluída a sessão, começou a ser subscrito um abaixo-assinado em que os cidadãos se manifestam contra a extinção da freguesia, composta por 815 habitantes, bem como contestam o enceramento da extensão de saúde. Aquela localidade, sentem os moradores que estão a assinar o documento, tem sido desprezada pelos diversos poderes, tendo já sido encerrada a escola primária e o jardim-de-infância. ”Estas situações irão provocar o abandono de um número cada vez maior de moradores”, expressa a moção, acrescentando que a concretizar-se a extinção da freguesia fica em causa a dignidade da população.

A Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo também se associou à iniciativa, tendo Manuel José Soares, porta-voz deste movimento, reafirmado que o encerramento de extensões de saúde não leva à diminuição de custos mas sim a uma concentração, uma vez que passam ser os utentes a suportar as deslocações para poderem aceder a cuidados de saúde, seja em Parceiros de Igreja, Brogueira ou na cidade. Neste encontro foi possível constatar a ausência de representantes da junta de freguesia bem como de outras forças políticas. O documento com as assinaturas recolhidas vai ser entregue as diversos órgãos de poder político local e central.

Por: Jornal Torrejano

Sem comentários:

Enviar um comentário