domingo, 18 de dezembro de 2011

Todas as lutas contam (81) - BENAVENTE





MOÇÃO

CONDICIONAMENTOS NAS OBRAS NA EN 118 EM BENAVENTE
A Estradas de Portugal SA está a realizar desde Janeiro de 2011 no Pontão da Vala Nova ao KM 43 + 480 da EN 118, em Benavente, uma intervenção que reportamos da maior importância para garantir a segurança de milhares de pessoas e viaturas que diariamente passam no local.

As obras iniciaram-se em Janeiro e tinham um prazo de execução de 270 dias que já foi ultrapassado. O atraso aceita-se face à necessidade de reprogramar a intervenção de modo a minimizar os prejuízos para quem ali circula. Uma reprogramação que a Estradas de Portugal reconheceu depois de alertada por uma moção aprovada por unanimidade por esta Assembleia Municipal a 17 de Junho de 2011, e após conversações com a Câmara Municipal de Benavente, representantes dos agricultores e da Fábrica de Tomate de Benavente.

Nas últimas semanas, foi necessário promover a circulação alternada com regularização semafórica ou com a presença de militares da GNR. Os constrangimentos agravaram-se com períodos de espera muito longos que se traduzem em elevados prejuízos para os cidadãos que não têm alternativa e para as empresas e instituições cuja actividade obriga à travessia diária na zona onde decorrem as obras. A ligação Benavente-Salvaterra de Magos, em qualquer dos sentidos, que habitualmente era feita em cinco minutos, passou a demorar uma hora em certos momentos.

Outra preocupação, esta de origem ambiental, obriga-nos a denunciar que são visíveis no leito do rio Sorraia e na zona da Vala Nova, entulhos e outros resíduos e materiais que, alegadamente, resultam das obras realizadas e que devem ser retirados com a maior brevidade de modo a aliviar o rio dos estrangulamentos que provocam a redução do seu leito e obrigam a água a galgar as margens alagando os campos envolventes.

Por último, ainda no âmbito da intervenção da Estradas de Portugal para Reabilitação, Reforço Estrutural e Alargamento do Pontão da Várzea ao KM 37 +240 da EN 118, em Benavente, que parece estar concluída, alertamos que permanece no pavimento uma lomba acentuada em massa betuminosa, colocada para obrigar à redução da velocidade durante as obras. A lomba, sem qualquer sinalização prévia, provoca danos nas viaturas e gera insegurança para os milhares de utentes da via.

Tendo em conta, o exposto, reunida em Sessão Ordinária, a Assembleia Municipal de Benavente delibera solicitar a imediata intervenção da Estradas de Portugal neste processo, no sentido de encontrar soluções para minimizar as consequências dos constrangimentos na circulação junto do Pontão da Vala Nova, para retirar do leito da Vala Nova os entulhos e outros materiais depositados na sequência da realização das obras e para eliminar a lomba no pontão da Várzea KM 37 +240 da EN 118.

Benavente 17 de Dezembro de 2011
Os autarcas da CDU

Sem comentários:

Enviar um comentário