quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Todas as lutas contam (89) - VILA NOVA DE GAIA



CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE 28.12.2011
do MUSS Gaia/Espinho

TAXAS DITAS MODERADORAS – DISPARATE OU CRIME
Aumentam nos Centros de Saúde de 2,25 para 5 Euros (100.22 %) nas Urgências de 9,60 para 20 Euros (100,83 e já há Utentes a dizer mais vale ir ao Privado. Será para isso acontecer reduzir o SNS para os Pobrezinhos? Os Utentes não podem ir nisso, mas sim lutar contra estes aumentos imorais ou mesmo criminosos!
Até os pedidos de renovação de receituário chamada consulta médica sem presença do utente passam a custar 3 euros.
Mas há mais: urgência nos SAP de 3,8 para 10 Euros (apenas um aumentozinho de 163%). Consulta no domicílio passa de 4,8 para 10 euros (apenas mais 100,83 %). Já chega apenas vamos referir o que vai acontecer com a enfermagem e outros profissionais de saúde: Consulta no Centro de Saúde 4 euros (não custava nada), Consulta no hospital 5 euros (não custava nada). Pensaram que um doente que tenha de fazer um penso diário durante 15 dias terá que pagar 60 euros. Uma miséria para quem ganha a fortuna por mês 629 euros.
Não sabemos se e para agradecer não ter de pagar mais de 50 euros por uma consulta hospitalar e respectivos exames complementares bem como que nenhum exame complementar de diagnóstico custará mais também 50 euros.
E o que vai acontecer com as análises e outros meios complementares de Diagnóstico? Será que os Utentes irão dizer, façam só metade das análises ou das radiografias e não pedirem os outros meios complementares de Diagnóstico! Aliás o que já fazem com os medicamentos!
Nunca este Governo ouviu dizer que com a prevenção na Saúde se poderá poupar muito dinheiro? A grande e enorme poupança com a prevenção, com tudo a que estamos a assistir deixa de existir e por inerente aumenta o despesismo com a saúde, tememos o aumento da morte e da tuberculose.

Até parece estarmos a retroceder 36 anos na história.

Porque ainda não funciona como deveria de ser a circulação de informação entre as várias unidades de saúde e o hospital, sobre as patologias de cada doente? É uma grande forma de poupar.
- A duplicação de exames médicos, tendo em prejuízo da saúde do Utente no caso de raios x entre outros, levando por consequência ao aumento de despesas desnecessárias. Há também alguns casos em que os Utentes recorrem aos Hospitais por não terem acesso nos Centros Saúde em tempo útil a uma consulta, alguns o atraso em marcações que podem ser a partir de 1,5 meses e ainda mais.
A dificuldade de mobilidade por parte dos Utentes com a falta de transportes públicos, para se deslocarem essencialmente ao Hospital. Casos como por exemplo em Gaia, Espinho e Lomba, isto só para dar exemplos da nossa área de actuação, exemplos bem reais e dispendiosos, mostrando assim que com o aumento das Taxas Moderadoras muitos mais deixam de poder ter acesso ao SNS.
...........

Sem comentários:

Enviar um comentário