sábado, 21 de janeiro de 2012

Todas as lutas contam (119) - MINHO


Porto-Vigo à espera do dia 31...
No fim deste mês regressamos à mesma ansiedade de não saber se existirá ainda a última ligação internacional do Norte do país, sendo que todas as melhorias propostas pelos utentes e instituições da região relativas à Linha do Minho vão ficando pelo caminho, tal como sucede no Douro, no Oeste, no Alentejo e no Mondego.

Há um ciclo de desinvestimento que acabará por erodir em Portugal uma solução de transporte que prospera por todo o mundo.

Apesar disto vamos lendo notícias que dão conta do potencial da ligação, num momento em que é necessário o investimento em soluções que possam poupar ao Estado e aos cidadãos:


Modernização da linha do Minho custaria 9 milhões ao Estado
O investimento global seria de 180 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários em 95%.

Renovar Linha do Minho daria lucro de 50 milhões
Se o Governo modernizar a linha ferroviária do Minho terá um lucro líquido de 50 milhões de euros, garante o Eixo Atlântico. É que os fundos comunitários pagam 85% e os 25% a suportar pelo Estado seriam mais do que recuperados pelos impostos cobrados.

As novas ligações ferroviárias na Galiza
As três cidades Galegas ficam assim ligadas às restantes 24 cidades espanholas que já fazem parte da nova rede ferroviária espanhola de Alta Velocidade e Velocidade Elevada.

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