quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Todas as lutas contam (128) - ALGARVE


Comissão de utentes da A22 realiza mais uma marcha lenta e buzinão a 03 de fevereiro
A Comissão de Utentes da Via do Infante anunciou hoje que vai realizar a 3 de fevereiro uma marcha lenta e um buzinão de protesto contra a introdução de portagens na (A22), entre Lagoa e Fontes de Boliqueime.

"Dando cumprimento às decisões tomadas na assembleia de utentes da Via do Infante, realizada há uma semana, em Faro, irá ter lugar um buzinão e uma marcha lenta de veículos na Estrada Nacional (EN) 125, com partida de Lagoa (junto à FATACIL), pelas 17:00 horas", informou a Comissão num comunicado.

Segundo o documento, "a marcha prosseguirá pela EN 125 num percurso de 30 quilómetros, até à localidade de Fontes de Boliqueime", num protesto que marcará, segundo a comissão, o "recomeço da luta contra a introdução de portagens na Via do Infante -- exigindo a sua suspensão imediata".

A Comissão de Utentes sublinhou ainda que "outras marchas se seguirão nos meses seguintes, envolvendo o aeroporto de Faro e a Ponte Internacional do Guadiana, colaborando nesta última os espanhóis de Andaluzia a partir de Ayamonte, que também estão a ser muito prejudicados com as portagens na A22".

A estrutura faz ainda um balanço de mês e meio de portagens na autoestrada que liga o Algarve desde a Ponte Internacional do Guadiana até Lagos, constatando que houve "muitos acidentes na congestionada EN 125 e, infelizmente, com algumas mortes confirmadas" e o tráfego nessa via tem sido um "caos infernal, enquanto a A22 continua deserta".

A comissão aludiu ainda à situação social do Algarve, lembrando que o número de inscritos nos Centros de Emprego que é de 30 mil, mas "o desemprego real deverá rondar cerca de 50 mil".

A estrutura fala de "uma terrível catástrofe social", com "muitas empresas a encerrar e a ameaçar encerrar", e de um setor do turismo "a viver a sua pior crise, com os vizinhos espanhóis a boicotar o Algarve".

A Comissão revelou ainda que "a convite de Juan Antonio Millán Jaldón, Secretário-Geral da Federação Nacional de Associações de Transportadores de Espanha (FENADISMER), a Comissão de Utentes da Via do Infante irá participar no I Encontro Transfronteiriço Hispano-Luso, no Ayuntamiento de Ayamonte, onde será constituída a Comissão para a Supressão das Portagens na A22 (Comisión para la supresión del peage luso A22)".

O encontro ainda não tem data marcada e irão ser convidados a participar os presidentes de Câmara de Faro, Tavira, Loulé, Aljustrel e Grândola, estando previstas as presenças de diversas associações sociais, empresariais e sindicais da província espanhola de Huelva.

No encontro, além da constituição da comissão, será produzido um Manifesto e aprovadas formas de luta contra as portagens na Via do Infante (A22).

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário