terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Todas as lutas contam (138) - LISBOA e PORTO

Em Lisboa e no Porto
Utentes dos transportes manifestam-se contra novos tarifários
31.01.2012 - 09:43 Por Inês Boaventura, Abel Coentrão (Público)

O dia de hoje vai ficar marcado, em Lisboa e no Porto, por protestos dos utentes dos transportes públicos. Os tarifários que entram em vigor quarta-feira são um dos motivos da contestação.

No Porto a concentração está marcada para esta tarde na Rua de Alexandre Braga. Os protestantes vão manifestar-se contra o novo preço dos títulos de transporte, mas também contra a "degradação" do serviço prestado pelas empresas no sector.

O receio decorre das notícias sobre eventuais cortes na oferta da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP). Ainda ninguém as anunciou oficialmente, mas o Governo aceitou praticamente tudo o que propôs o grupo de trabalho formado para racionalizar a oferta de transporte público no Grande Porto.

No caso da transportadora rodoviária, isso significa a suspensão de várias linhas ou de alguns percursos nas carreiras 505, 507, 706, 707, ZF e 804 e a rescisão de contratos com privados que operavam as carreiras 64, 70, 10, 55, 68, 69, ETG 1 e ETG 2. As linhas que a STCP vai deixar de garantir serão concessionadas pelo Estado a operadores privados, mantendo-se, em todas elas, a possibilidade de utilização do Andante.

Enquanto estas medidas não são anunciadas oficialmente, a insatisfação centra-se, principalmente, no aumento das tarifas, que entra em vigor no dia 1 de Fevereiro.

Em Lisboa, o arranque dos protestos, convocados pela Plataforma das Comissões de Utentes da Carris, estava marcado para as 8h30 de hoje, nos Olivais. Durante a tarde os manifestantes vão concentrar-se na Praça do Chile e depois no Cais do Sodré e nas Galinheiras. Está ainda prevista a realização de "um buzinão" na Estrada de Benfica e Avenida do Uruguai.

Na base destes protestos estão o encurtamento de carreiras da Carris, a supressão de carruagens no Metropolitano de Lisboa e o aumento de preços nos transportes públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário