sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hoje e amanhã, em Santarém

Jornadas de Cardiologia do Hospital de Santarém: 300 profissionais de saúde debatem cardiologia em Portugal
Publicado por João Baptista, Novembro 3rd, 2011 (O Ribatejo)



Direccionadas para médicos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia de todo o país, as Jornadas pretendem contribuir para uma troca de conhecimentos sobre o tratamento das doenças cardíacas entre os par

ticipantes, dando a conhecer os últimos avanços no tratamento destas patologias.

Segundo Vítor Martins, cardiologista e responsável pela Unidade de Pacing e Arritmologia do Hospital de Santarém, “esta é uma excelente oportunidade para discutir algumas questões que emergem na nossa sociedade, como é o caso do papel da hipertensão arterial nas doenças do foro cardíaco.”

O programa científico deste ano vai incidir sobre vários temas, nomeadamente, “Algoritmos práticos de abordagem na hipertensão arterial, na Insuficiência cardíaca e na Síncope”, “Verdades em Arritmologia”, “Cardiologia ilustrada em didácticos Casos Clínicos”, “Fibrilhação auricular e Anticoagulação oral”. A iniciativa irá também contar com workshops sobre arritmias, dor torácica e insuficiência cardíaca.

“Estas jornadas serão ainda uma oportunidade no âmbito da formação pós-graduada para clínicos gerais, internos da especialidade em formação, cardiologistas e internistas. No final da iniciativa todos os participantes receberão um DVD com todas as comunicações e conclusões, o que constituirá uma ferramenta de trabalho e de consulta”, refere o médico Vítor Martins.

As XVII Jornadas de Cardiologia de Santarém contam com a colaboração do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, Hospital de Santo André e Hospital Reynaldo dos Santos. A iniciativa tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e da Ordem dos Médicos. A sessão de abertura, que contará com os presidentes das entidades parceiras, está marcada para as 10h30, no dia 4 de Novembro.

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte em Portugal, sendo as mais comuns a aterosclerose (AVC), cardiopatia isquémica (enfarte do miocárdio e angina de peito).

Sem comentários:

Enviar um comentário