sexta-feira, 7 de junho de 2013

ABRANTES: bombeiros vão protestar

Bombeiros Municipais de Abrantes "obrigados" a cumprir outros serviços 



Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos


A Associação Nacional e o Sindicato dos Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) afirmaram esta quarta-feira, 5 de Junho, que a Câmara de Abrantes tem "obrigado" os bombeiros municipais a desempenharem trabalho de coveiros e serviços de limpeza, algo que consideram ser "inaceitável".
"Esta é a concretização de uma ameaça da presidente da câmara municipal, que pôs um ultimato aos bombeiros municipais: ou aceitavam passar para a nova Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários ou entrariam na mobilidade especial em qualquer outro serviço do município e perdem o estatuto de funcionários públicos", pode ler-se no comunicado enviado pelos dois organismos.
A agência Lusa tentou contactar a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que está fora do país, o que não foi possível até ao final da tarde.
As principais questões da ANBP/SNBP prendem-se com o destino dos 23 profissionais actualmente ao serviço dos Bombeiros Municipais de Abrantes e das instalações e equipamentos do mesmo corpo misto de bombeiros.
O presidente da associação nacional, Fernando Curto, assegura que os bombeiros não estão contra a nova associação, embora afirme "não entender o porquê" de todo este processo e questione a "legalidade" da eventual transferência de bens para a recém-criada associação, uma vez que "foram pagos com dinheiro do erário público".
"Os Bombeiros Municipais de Abrantes são um corpo misto, pelo que não há necessidade de criar um corpo novo para receber dinheiro da Autoridade Nacional de Protecção Civil", entende a ANBP, afirmando no comunicado que a presidente da autarquia, eleita pelo PS, "aposta numa política de destruição dos serviços públicos e, neste caso, essencial à segurança da população de Abrantes".
Na missiva, a ANBP defende que a postura da autarca "vai mesmo contra a posição oficial do secretário-geral do PS, um forte defensor do serviço público". A associação e o sindicato vão, por isso, pedir uma reunião urgente com António José Seguro.
A associação e o sindicato já haviam anunciado para o dia 12 de Junho uma manifestação nacional de protesto pelas ruas da cidade, envolvendo "centenas" de bombeiros em plenas festas de Abrantes, onde vão aproveitar para "distribuir dezenas de milhar de jornais para dar conta das irregularidades que estão a ser cometidas".
O objectivo deste protesto é "manifestar solidariedade para com os colegas de Abrantes e esclarecer a população sobre o que se está a passar" com este processo que levou à criação de uma nova associação de bombeiros voluntários, que irá substituir a actual corporação de bombeiros municipais.

Sem comentários:

Enviar um comentário